A GESTÃO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Givanildo da Silva UFAL
  • Eva Pauliana da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p01

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Gestão Escolar, Equipe Gestora.

Resumo

O presente artigo se constitui em uma análise sobre a concepção de avaliação da aprendizagem de uma equipe gestora numa escola de ensino fundamental da rede pública municipal inserida no interior do Estado de Alagoas, no município de Messias. Este trabalho se concretizou a partir dos estudos bibliográficos discutidos na disciplina “Avaliação da Aprendizagem no contexto da educação presencial e a distância fundamentada no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação” no PPGE/UFAL. O objetivo que orientou a pesquisa foi apresentar a visão da equipe gestora sobre a avaliação da aprendizagem no contexto educacional. O questionamento da pesquisa foi o seguinte: “como a equipe gestora compreende e vivencia a avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar?”. A abordagem utilizada foi a  qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada  o principal instrumento para entender a visão dos gestores. Os entrevistados foram dois coordenadores de turno diferentes e o diretor da instituição. O referencial teórico utilizado parte dos estudos de Luckesi (2011), Libâneo (2004), Grillo (2000), Freitas (2000), entre outros. Constatou-se pela presente pesquisa que a concepção de avaliação vista pelos gestores está num paradigma de avaliação processual, em que evidencia-se o processo de todas as práticas para uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, UFAL

Doutorando em Educação PPGE - UFPB

Mestre em Educação PPGE - UFAL

Pedagogo

Eva Pauliana da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação PPGE - UFAL

Pedagoga

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora da Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

2017-04-16

Como Citar

SILVA, Givanildo da; GOMES, Eva Pauliana da Silva; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A GESTÃO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 01, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1838. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 51 52 53 54 55 56 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.