Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Criatividade, Pesquisa, Pós-GraduaçãoResumo
O conjunto de propostas que instituiu o Novo Ensino Médio brasileiro tem indicado mudanças na estrutura e funcionamento dos processos educativos, fundamentado nas concepções de protagonismo juvenil, de organização de projeto de vida e de escolha profissional, o que indica demandas que podem ser melhor compreendidas se transformadas em objetos de estudos de pesquisas no contexto da pós-graduação. O objetivo foi analisar como os processos relacionados à criatividade e inovação são apresentados nos documentos oficiais do Novo Ensino Médio e como são desenvolvidos no cotidiano das escolas, destacando demandas que podem ser atendidas com a contribuição da pesquisa da pós-graduação. Por meio da abordagem qualitativa, realizou-se um estudo documental e bibliográfico. Pela análise de conteúdo de Bardin (2011), chegou-se a três categorias: criatividade e inovação no contexto educacional; orientações legais e menção à criatividade; práticas e processos criativos no Ensino Médio. Por meio da análise compreendeu-se que os documentos oficiais pouco priorizam as propostas criativas. Reconhece-se, no entanto, que no contexto da prática existem ações desenvolvidas em escolas de Educação Básica, especialmente, no Ensino Médio, as quais desenvolvem projetos criativos e personalizados. Isso evidencia possibilidades que podem ser valorizadas pelas pesquisas da pós-graduação, bem como necessidades que podem ser supridas com seu apoio, incluindo as que dependem de incentivo à criatividade dos estudantes para que possam transitar com fluidez no mundo desafiador e em acelerada transformação.
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