Enacionismo, ecologia e um caminho de emancipação e descolonização das práticas artísticas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18450

Palavras-chave:

Arte e educação, Criação de conhecimento, Emancipação social

Resumo

A partir da perspectiva de que processos de emancipação se iniciam com o entendimento de que perceber é agir, este texto propõe refletir sobre como práticas artísticas nas escolas da periferia do capitalismo podem, também, constituir a ação emancipadora. Isso é feito, aqui, em forma de ensaio com metodologia de revisão bibliográfica e abordagem fenomenológica, que rememora situações vividas em sala de aula e as relaciona com conceitos da bibliografia estudada. Parte-se de perspectivas da ecologia da mente e da abordagem enacionista da cognição para se descrever relações com o pensamento decolonial e anti-cartesiano. A primeira seção enfatiza e articula conceitos de percepção, ação e emancipação social, buscando aproximar aspectos epistemológicos (como os conceitos de aprendizagem e percepção) e políticos (como: dominação e controle). A segunda parte espera localizar em algumas práticas artísticas as possibilidades emancipatórias frente às opressões típicas das escolas e da educação na periferia do capitalismo. Por fim, uma terceira etapa pensa sobre limites e alcances dessas práticas, com vistas ao fortalecimento dos processos de emancipação social no contexto abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATESON, G. Mind and Nature. Cresskill: Hampton Press Inc, 1979-2002.

CLARK, A. Being there: putting brain, body and world together again. Massachusetts: The MIT Press, 1997.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUFBA, 1952-2008.

GARDNER, H. A nova ciência da mente. São Paulo: EdUSP, 1996.

GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. New York: Psychology Press, 2015.

GIBSON, E. J.; PICK, A. D. An ecological approach to perceptual learning and development. New York: Oxford University Press, 2000.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008-2019.

MATURANA, H. Da biologia à psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MIGNOLO, W. The darker side of Renaissance. Michigan: The University of Michigan Press, 2018.

NOË, A. Perception in action. Massachusetts: The MIT Press, 2004.

NEWEN, A.; DE BRUIN, L.; GALLAGHER, S. 4E Cognition: historical roots, key concepts, and central issues. New York: Oxford University Press, 2018.

OLIVEIRA, A. L. C. G. Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 75, p. 1321–1350, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-62855. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/62855. Acesso em: 28 out. 2024.

OLIVEIRA, A. L. C. G. Conhecimento como criação: subversão de tecnologia educacional na periferia do capitalismo. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 24, n. 80, 2024. DOI: 10.7213/1981-416X.24.080.AO10. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30845. Acesso em: 28 out. 2024.

OLIVEIRA, A. L. C. G. Práticas artísticas modernas e contemporâneas: aspectos estéticos, poéticos e éticos. In: SESC. Departamento Nacional. Educação em Rede – Com(A)rtes: diálogos entre arte, educação e cultura. Vol. 8. Rio de Janeiro: Sesc Departamento Nacional, 2021, p. 78-101.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente corpórea. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

OLIVEIRA, André Luiz Correia Gonçalves de. Enacionismo, ecologia e um caminho de emancipação e descolonização das práticas artísticas escolares. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18450, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18450. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18450. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.