Memórias do diálogo de Paulo Freire com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima/Guarulhos-SP
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18549Palavras-chave:
Movimento popular, Comunidades Eclesiais de Base, Educação popular, Paulo Freire, ConscientizaçãoResumo
Refere-se à transcrição de um diálogo realizado com o filósofo e educador Paulo Freire em 9 de novembro de 1980, em São Paulo-SP. As conversas, gravadas em fitas cassete e posteriormente transcritas pelo professor Hélio Reis, que integrou o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima, do município de Guarulhos-SP, configuram um documento histórico. O relato de Reis organiza suas reflexões em três eixos principais: a descrição do encontro com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima, assessorado por Paulo Freire; os aspectos do contexto sociopolítico do Brasil em 1980; e os desafios enfrentados no trabalho de educação popular debatidos durante a reunião.
Downloads
Referências
COSTA, P. C. Hélio Reis e Paulo Freire: teoria e prática em aprendizados mútuos. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v.12, n.1, p. 219-239, jan./jun. 2014.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17ª edição, 1987.
FREIRE, P. A ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GIROUX, H. A Alfabetização e a teoria do empowerment político. In: FREIRE, P; MACEDO, D. Alfabetização, leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
RABELLO, R. Quando memória material e documentação popular importam: esquadrão da morte na ditatura, testemunho de uma igreja na redemocratização do Brasil e intentonas golpistas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 29, p. 1-47, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/99284. Acesso em: 19 nov. 2024.
REIS, H. S. Experiência do Ginásio Estadual Araguaia - GEA: alfabetização de adultos. Manuscrito de depoimento. In: RODADA DE DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO NO ARAGUAIA: caminho de luta e resistência, 1., Anais... Cuiabá: UFMT, 2013.
REIS, H. S. Educação popular - alfabetização de adultos. Guarulhos: [s.n.], [2024]. Manuscrito de depoimento.
UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos – V CONFITEA. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos/Julho de 1997. In: UNESCO. Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea 1996-2004, Brasília: MEC/UNESCO, p. 41- 49, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).