O Programa Residência Pedagógica no âmbito da Universidade Federal de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18570

Palavras-chave:

licenciatura, Formação de Professores, Programa Residência Pedagógica, UFG

Resumo

O objetivo do presente artigo é socializar os resultados da pesquisa vinculada ao projeto “Formação de professores e didática emergente” e, assim, apresentar os dados do Programa Residência Pedagógica (PRP) no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG) referente ao Edital Capes nº 6/2018, apontando os trâmites de adesão institucional ao Programa, a quantidade de bolsas ofertadas, bem como os cursos e os municípios participantes. Analisaram-se 17 editais internos lançados pela instituição ao longo de 2018, os quais buscaram preencher as vagas para Residente e Professor Preceptor. A pesquisa possibilitou identificar que, inicialmente, os editais do PRP na UFG tiveram uma alta taxa de preenchimento das vagas para bolsistas, diminuindo consideravelmente nos editais posteriores. Consequentemente, os resultados obtidos indicaram que a Residência Pedagógica na UFG é um programa em processo de estruturação e, mesmo que a instituição tenha aderido ao projeto, essa decisão é permeada por críticas e resistências. Além disso, destacou-se a relevância das disputas internas (UFG) e das confrontações externas, em nível nacional, para a reconfiguração do Programa Residência Pedagógica a cada novo edital Capes, objetivando maior consonância às perspectivas e aos contextos das instituições de ensino superior em todo o Brasil. Igualmente, destacou a atual proposta da Capes para 2024, suscitando questionamentos no tocante às intenções e às motivações subjacentes aos movimentos das políticas nacionais para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Leticia Leão de Carvalho Pimenta, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Bolsista Edital PRPI Nº 01/2022 - Programa De Iniciação À Pesquisa Científica, Tecnológica E Em Inovação (PI02868-2018/11), vinculada ao Projeto de Pesquisa Didática e Formação de Professores. Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás.
Membro do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3480856553005398. Orcid: 0000-0003-2396-8316. Email: leticialeao@discente.ufg.br.

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidad de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006), revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás FE/UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação/UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas FE/UFG http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT; c) Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI RIEC (UB/Espanha) e d) Pesquisas e Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadora PAII/UFAL. Membro do Núcleo de Formação de Professores FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Madrid/ES). E-mail: marilzasuanno@uol.com.br

Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2011). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2006). Graduação em Letras com habilitação em português e espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora efetiva e coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem de língua espanhola, canções, intercultura e cultura, ensino e aprendizagem de línguas mediado pelas tecnologias digitais, processos de EaD.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6894700142569900. Email: patriciaracm@ufg.br

Referências

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Analisa UFG. Goiânia. Disponível em: https://analisa.ufg.br/. Acesso em: 15 ago. 2023.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

PIMENTA, Leticia Leão de Carvalho; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; MACHADO, Patrícia Roberta de Almeida Castro. O Programa Residência Pedagógica no âmbito da Universidade Federal de Goiás. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18570, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18570. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18570. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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