O Programa Residência Pedagógica no âmbito da Universidade Federal de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18570Palavras-chave:
licenciatura, Formação de Professores, Programa Residência Pedagógica, UFGResumo
O objetivo do presente artigo é socializar os resultados da pesquisa vinculada ao projeto “Formação de professores e didática emergente” e, assim, apresentar os dados do Programa Residência Pedagógica (PRP) no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG) referente ao Edital Capes nº 6/2018, apontando os trâmites de adesão institucional ao Programa, a quantidade de bolsas ofertadas, bem como os cursos e os municípios participantes. Analisaram-se 17 editais internos lançados pela instituição ao longo de 2018, os quais buscaram preencher as vagas para Residente e Professor Preceptor. A pesquisa possibilitou identificar que, inicialmente, os editais do PRP na UFG tiveram uma alta taxa de preenchimento das vagas para bolsistas, diminuindo consideravelmente nos editais posteriores. Consequentemente, os resultados obtidos indicaram que a Residência Pedagógica na UFG é um programa em processo de estruturação e, mesmo que a instituição tenha aderido ao projeto, essa decisão é permeada por críticas e resistências. Além disso, destacou-se a relevância das disputas internas (UFG) e das confrontações externas, em nível nacional, para a reconfiguração do Programa Residência Pedagógica a cada novo edital Capes, objetivando maior consonância às perspectivas e aos contextos das instituições de ensino superior em todo o Brasil. Igualmente, destacou a atual proposta da Capes para 2024, suscitando questionamentos no tocante às intenções e às motivações subjacentes aos movimentos das políticas nacionais para a formação de professores.
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Referências
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