A Pós-Graduação e a busca pelo diálogo com os jovens do Ensino Médio

possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18573

Palavras-chave:

´Ensino Médio, Jovens, Pesquisas, Pós-Graduação

Resumo

O artigo aborda o crescente interesse de pesquisadores da Pós-Graduação pelo diálogo com os jovens estudantes do Ensino Médio. O foco da abordagem incide (i) na diversidade de temas contemplados pelas pesquisas baseadas na interação com os jovens matriculados no Ensino Médio público e (ii) na multiplicidade de interesses e contextos que influenciam na escolarização deste segmento estudantil. Na Introdução do artigo, destacamos fatores que no transcurso das últimas décadas influenciaram no crescimento das pesquisas sobre os jovens e o Ensino Médio. Posteriormente, descrevemos a metodologia de seleção adotada e apresentamos o conjunto de textos selecionados. Na terceira sessão, analisamos o conteúdo dos respectivos textos, destacando as intencionalidades das pesquisas, os procedimentos metodológicos aplicados e os temas recorrentes.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

RUCKERT, Fabiano Quadros. A Pós-Graduação e a busca pelo diálogo com os jovens do Ensino Médio: possibilidades e desafios. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18573, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18573. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18573. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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