Escolas criativas e criatividade integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578

Palavras-chave:

Escola Criativa, Criatividade integral, Multidimensional, Multirreferencial, Transdisciplinar

Resumo

Este artigo objetiva-se apresentar partes de resultados de pesquisa concluída de mestrado (Tavares, 2022) enfocando na reflexão sobre as escolas criativas que entendem a criatividade a partir de uma abordagem integral na perspectiva da multidimensionalidade, multirreferencialidade e transdisciplinaridade. Para tanto, metodologicamente neste artigo, focamos em apresentar uma reflexão da revisão de literatura com uma ampliação da discussão, com base em Menchén Bellón (2016, 2021), Batalloso e Moraes (2015), Torre (2006), Suanno (2013) e Morin (2004, 2013, 2015). Conclui-se que as escolas criativas na perspectiva citada buscam superar as implicações do contexto neoliberal por meio de um ensino voltado a pensar complexo os conteúdos, as relações, as problemáticas, as situações corriqueiras e as ocasionais, gerando uma tomada de consciência voltada para o bem da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. PROFESSOR TITULAR da Universidade Estadual de Goiás. Professor Titular do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - IELT-UEG.Editor Chefe da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor do Periódico RBEDU - Revista Brasileira de Educação - Rede Scielo. Membro do conselho editorial da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor da Revista de Administração da UEG. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB-Espanha. Membro do conselho editorial da Revista Instituiciones Educativas Creativas - Barcelona-Espanha. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Em 2021, recebeu na Espanha o prêmio Docente Creativo pelo compromisso com uma educação transformadora. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas - UFT-TO. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD-CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora - CNPq. Membro do Didaktiké - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - FE-UFG-CNPq. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Saturnino de La Torre, Universidade de Barcelona

Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona. Professor de Ensino Fundamental desde 1968 e mais tarde de Bacharelado. Professor de Formação Profissional desde 1974 a 1980, iniciando como Chefe dos Departamentos de Humanas, de Orientação, de Extensão Cultural no Instituto Politécnico (Barcelona). Professor da Universidade de Barcelona desde 1974, Titular da Área de Didática e Organização Escolar desde 1984 a 1992, na qual obteve a Cátedra de Didática e Inovação Educativa. Lecionou Didática, Inovação Curricular, Criatividade em Educação, entre outras disciplinas. Coordenador do Grupo de Assessoramento Didático (GIAD) da UB desde 1992 até chegar a ser equipe de pesquisa consolidado em 2009 (Ref. 2009-SGR-1193)- É criador do Seminário de Cinema Formativo em 1995. Sua resenha biográfica aparece no Who is Who in Spain, e no Who is Who in the World (2000), por seus trabalhos sobre criatividade. Assessor Internacional de Criatividade, Presidente da Associação para a Criatividade e co-fundador de outras instituições para a criatividade, Rede Internacional Ecologia dos saberes (RIES) e da Rede Internacional de Escolas criativas (RIEC). Atualmente está pesquisando sobre estratégias didáticas inovadoras e criativas, Transdisciplinaridade e ecoformaçao, Cenarios e redes, Creatividade paradoxal e cuàntica. Diretor do projeto Adversidade esconde um tesouro .

Referências

BATALLOSO, Juan Miguel. A escola criativa e transdisciplinar do futuro. In: MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso. Campinas: Papirus, 2015, p. 119-144.

BATALLOSO, Juan Miguel; MORAES, Maria Cândida. Por uma escola transdisciplinar: em busca de indicadores. In: MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso. Campinas: Papirus, 2015, p. 89-117.

BELLÓN, Francisco Menchén. La escuela galáctica: prototipo de escuela creativa transformadora. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 63-80, jan.-jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42288

BELLÓN, Francisco Menchén. La sociedad creativa debe superar la distopía. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 139-153, jan.-jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67395

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Revista Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, p. 222-234, dez. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2872>. Acesso: 24 jul. 2021.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas/SP: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Marisa Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 2018.

RIBEIRO, Olzeni Costa; MORAES, Maria Cândida. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília: Liber Livro, 2014.

SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

SUANNO, João Henrique. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493f. Tese (Doutorado) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; TORRE, Saturnino de la; SUANNO, João Henrique. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014. p. 15-33.

TAVARES, Rejane Gomes. Criatividade, escolas criativas e aspectos didático-pedagógicos complexos e transdisciplinares. 2022. 927f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

TORRE, Saturnino de la. Teoría interactiva y psicosocial de la creatividad: una aproximación basada en el pensamiento complejo. In: TORRE, Saturnino de la; VIOLANT, Verónica (Orgs.). Comprender y evaluar la creatividad: un recurso para mejorar la calidad de la enseñanza. Málaga: Ediciones Aljibe, 2006, v. 1, p. 123–154.

TORRE, Saturnino de la. Conceito de Criatividade. In: TORRE, Saturnino de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução: Carmen Carballal. São Paulo: Madras, 2008. p. 271-276.

TORRE, Saturnino de la. Acta de constitución de la Red Internacional de Escuelas Creativas – RIEC. IV Fórum Internacional sobre Inovação e Criatividade: adversidade e escolas criativas, realizado na Universidade de Barcelona nos dias 27 e 28 de junho de 2012a.

TORRE, Saturnino de la (Coord.). Instituciones Educativas Creativas: instrumento para valorar el desarrollo creativo de las Instituiciones Creativas – VADECRIE. Servilla: Círculo Rojo, 2012b.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

TAVARES, Rejane Gomes; SUANNO, João Henrique; DE LA TORRE, Saturnino. Escolas criativas e criatividade integral. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18578, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18578. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.