ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores

  • Anete Abramowicz Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ana Cristina J. Cruz Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Andrea Braga Moruzzi Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p46

Palavras-chave:

Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular, diferenças

Resumo

Neste artigo discutimos as propostas da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil questionando quais os significados, forças políticas, sociais e econômicas desta proposta. Isto será feito à luz dos estudos contemporâneos da infância visando analisar a normatização curricular que ao definir certa metodologia acerca do trato com as diferenças as emoldura como celebração da diversidade na direção de um modelo que busca conciliar dissensos excluindo as diferenças. Ou seja, temos por hipótese de que tal proposta se insere no âmbito das políticas neoliberais de elogio a diversidade e da lógica privatista de educação de construir estratégias nas quais as diferenças não façam nenhuma diferença, ao mesmo tempo em que as disputas e concepções fiquem circunscritas ao currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Pesquisadora 1C do CNPq - Educação. Trabalha com criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero.

Ana Cristina J. Cruz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos. Trabalha com relações étnico-raciais, estudos pós-coloniais e da diáspora africana. 

Andrea Braga Moruzzi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação trabalha com Sociologia da Infância, Educação Infantil e Diferença.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

ABRAMOWICZ, Anete; CRUZ, Ana Cristina J.; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 46, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p46. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2385. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 94 95 96 97 98 99 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.