PAROLE ET NARRATION DE SOI A L’ECOLE : LA SUBJECTIVATION DU PARCOURS SCOLAIRE ET D’ORIENTATION | FALA E NARRAÇÃO DE SI NA ESCOLA: A SUBJETIVAÇÃO DO PERCURSO ESCOLAR E DE ORIENTAÇÃO

Autores

  • Anne Dizerbo Docteur en sciences de l’éducation. Chercheure associée au laboratoire CIRNEF. Normandie Université

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p34

Palavras-chave:

Narration. Parole. Subjectivation. Orientation. Élèves. Narração. Discurso. Subjetivação. Orientação. Alunos.

Resumo

Cette contribution interroge les liens entre compétences narratives et compétences biographiques à partir d’une phase de recherche inscrite dans la perspective épistémologique et méthodologique de la recherche biographique en éducation et menée avec des collégiens sur les modalités de subjectivation de leur parcours scolaire et d’orientation. Elle vient mettre en question la place accordée à la parole biographique des jeunes dans l’institution scolaire française et les relations entre histoire singulière et histoire collective.

A presente contribuição busca refletir sobre as ligações entre as competências narrativas e biográficas a partir de uma pesquisa que teve como base epistemológica e metodológica a abordagem da pesquisa biográfica em educação. A presente pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental e buscou compreender as formas de subjetivação inscritas nos seus percursos escolares e de orientação. Foram questionados os espaços existentes e voltados para a expressão narrativa dos alunos em escolas francesas e as relações entre história singular e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

DIZERBO, Anne. PAROLE ET NARRATION DE SOI A L’ECOLE : LA SUBJECTIVATION DU PARCOURS SCOLAIRE ET D’ORIENTATION | FALA E NARRAÇÃO DE SI NA ESCOLA: A SUBJETIVAÇÃO DO PERCURSO ESCOLAR E DE ORIENTAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 34, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p34. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4075. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.