O que os livros didáticos dizem sobre a temática indígena: o antes e o depois da Lei 11.645/2008
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p259-278Palavras-chave:
Ensino de História. Livro didático. Temática Indígena.Resumo
Este artigo tem como objeto de reflexão os livros didáticos da disciplina de História, em que se busca apresentar os resultados de duas pesquisas que foram realizadas sobre a temática indígena – uma em 2007 e outra em 2016 – no que se refere às semelhanças ou permanências presentes nos livros, mesmo após a implementação da Lei nº 11.645 (2008) e propostas curriculares, no sentido de perceber se estes têm contribuído ou não para um ensino de História que estimule a formação da alteridade e da consciência histórica e cidadã. Para tanto, foram selecionados textos e imagens iconográficas contidas nos livros didáticos das coleções, Horizontes para a 3ª e 4º Series, Projeto Buriti e Descobrir o Mundo, da 3ª série, respectivamente publicados nos anos de 2001, 2014 e 2015, sendo os dois últimos veiculados em escolas municipais e estaduais situadas no estado de Goiás. Inferimos que ainda se faz necessário continuar a aperfeiçoar a análise das políticas públicas, das propostas curriculares, dos livros e Guias Didáticos e das práticas e saberes dos professores na formação inicial e continuada, a fim de que tanto possa contribuir para a compreensão e implementação de políticas e saberes que atendam aos desafios do século XXI, como promova um ensino de história que construa a consciência histórica e cidadã e a alteridade.
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