Ciências na educação infantil: explorando a idade dos porquês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p1-14

Palavras-chave:

Educação infantil, ciências, atividades

Resumo

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. O objetivo deste trabalho foi verificar como aproveitar a fase de curiosidade infantil para a construção de conhecimentos de ciências. Tendo a legislação e a descrição de estudiosos da área da educação infantil como norteadores, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de descrever as possibilidades de atividades a serem desenvolvidas na educação infantil. Como sugestão de atividades destacamos a construção de horta, a produção de picolés, a hora da história e os momentos de higiene. Concluímos que é preciso conhecer as fases de desenvolvimentos das crianças e as suas potencialidades.

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Biografia do Autor

Loraine Rodrigues Jardim, Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel (SEME – São Gabriel/RS)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Rio Grande-FURG (2010), Licenciada em Pedagogica pela UNINTER (2018), possui especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNINTER (2014) e mestrado em Ciências pelo PPG Ciências e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas -UFPel (2012). Professora de Ciências na rede municipal de ensino da cidade de São Gabriel-RS.

 

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

JARDIM, Loraine Rodrigues. Ciências na educação infantil: explorando a idade dos porquês. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 1–14, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p1-14. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6100. Acesso em: 25 dez. 2024.

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