Escola dos sonhos: percepções dos alunos do 9° ano da rede pública e privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p22-35

Palavras-chave:

Escola. Contemporaneidade. World Café.

Resumo

Este artigo propõe-se a investigar a percepção que os alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública e privada de um município do Rio Grande do Sul têm sobre a Escola ideal, a partir da estratégia de ensino World Café. A estratégia foi desenvolvida para as duas turmas do 9° ano em conjunto no mesmo dia, horário e local. Percebeu-se que os alunos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados a pensarem sobre a Escola, sobre os seus descontentamentos e a Escola ideal. Pode-se inferir que a atividade realizada foi produtiva, os alunos valorizaram o trabalho em grupo, compartilharam seus pensamentos e se sentiram corresponsáveis pelo debate proporcionado pelas duas redes de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia da Graça Rocha Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Discente no Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Ensino (UNIVATES), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), Mestra em Economia (UFPB/ João Pessoa) e Professora Adjunta Nível III (Economia/FURG).

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutora em Educação (UNISINOS), Professora da Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2).

Referências

ARAÚJO, C. H.; LUZIO, N. Avaliação da Educação Básica: em busca da qualidade e equidade no Brasil. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

BECKER, F. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Porto Alegre: Paixão de Aprender, n.5, p. 18-23, 1993.

BROWN, J.; ISAACS, D. The World Café: AwakeningCollectiveIntelligenceandCommittedAction. In: TORVEY, M. CollectiveIntelligence: Creating a Prosperous World at Peace.Virginia: Earth Intelligence Network, 2008, p. 47-54.

DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5, p. 222-31, 1997.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

FREIBERGER, R. M.; BERBEL, N. A. N. A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, v. 37, p. 207-245, 2010.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

GIL, A. C. O que é didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.

MACHADO, M. P. M.; PASSOS, M. F. D. O uso do world café como método de pesquisa junto às equipes de saúde. Atas 6 Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa. Salamanca, Espanha, v. 2, p. 835-840, 2017. Disponível em: <http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/viewFile/1280/1240>. Acesso em: 07/08/2018.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASSCHLEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PEREIRA, B. P.; LOPES, R. E. Por que ir à escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Revista Educação & Realidade, v. 41, n.1, p.193-216, 2016.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro,v. 12, n. 36, 2007.

SCHWERTNER, S. F. e CONRAD, J. M. Um click na escola: olhares e discursos de jovens estudantes sobre a instituição escolar contemporânea. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n. 2, p. 28-46, 2016.

TADÊUS, P. A. e CUNHA, N. A. F. Ética na educação. Revista Triângulo: Ensino, Pesquisa e Extensão,Minas Gerais, v. 2, n. 2, p. 139-152, 2009.

ULHÔA, E.; ARAÚJO, M. M.; ARAÚJO, V. N.; MOURA, D. G. A formação do aluno pesquisador. In: I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Minas Gerais. Anais... Minas Gerais, CEFET, 2008.

WERNER, D.; BOWER, B. Aprendendo e ensinando a cuidar da saúde. 3. ed. São Paulo: Paulinas, l984.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

FRANZONI, Patricia da Graça Rocha; QUARTIERI, Marli Teresinha. Escola dos sonhos: percepções dos alunos do 9° ano da rede pública e privada. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 22–35, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p22-35. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6102. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.