Análise do aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Escola Pública Municipal de Guarantã do Norte/MT no período 2007-2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p284-298

Palavras-chave:

IDEB, INEP, Gestão da Educação

Resumo

O trabalho que se segue tem por objetivo analisar o desempenho de uma instituição de ensino da rede municipal de Guarantã do Norte/MT no Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) ao longo do decênio 2007-2017, quando a escola teve um aumento superior à média projetada para o mesmo período, ano a ano. Utilizou-se uma metodologia qualitativo-descritiva, com a utilização de tabelas para análise dos dados. Os dados se referem a três variáveis supostas hipoteticamente como causas desse bom desempenho: aumento do repasse pelo PDDE à instituição, proporção professor/aluno e proporção de docentes efetivos. É um estudo de caso que pretende contribuir para uma reflexão sobre estratégias que podem melhorar o serviço oferecido por escolas públicas no nível Fundamental.

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Biografia do Autor

Guilherme José Santini, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Professor de Filosofia do Instituto Federal de Mato Grosso; Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo; Bolsista CAPES.

Josiele Maiara Fuzinato, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Mato Grosso; Pós-Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2019-04-25

Como Citar

SANTINI, Guilherme José; FUZINATO, Josiele Maiara. Análise do aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Escola Pública Municipal de Guarantã do Norte/MT no período 2007-2017. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 284–298, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p284-298. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6518. Acesso em: 24 dez. 2024.

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