Reconhecimento e alteridade: uma reflexão da práxis docente e sua implicação na formação do aluno
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p52-66Palavras-chave:
Reconhecimento, Formação do aluno, Alteridade, Práxis docenteResumo
O artigo trabalha as implicações do reconhecimento e da dimensão da alteridade na formação do aluno, dentro do contexto da práxis docente. A teoria do reconhecimento postula a necessidade vital que todo indivíduo tem de ser visto, aprovado e reconhecido, portanto trata do campo da relação com o outro. Partindo de uma orientação teórico-metodológica é possível problematizar a práxis docente para além de sua função educadora, trazendo ao debate a importância do professor no reconhecimento do aluno como sujeito dotado de subjetividade que deseja ser compreendido em sua complexidade. A reflexão mostra que a recusa desse reconhecimento é também a negação de sua condição de sujeito, o que afeta o campo das relações, trazendo consequências para o processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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