Reconhecimento e alteridade: uma reflexão da práxis docente e sua implicação na formação do aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p52-66

Palavras-chave:

Reconhecimento, Formação do aluno, Alteridade, Práxis docente

Resumo

O artigo trabalha as implicações do reconhecimento e da dimensão da alteridade na formação do aluno, dentro do contexto da práxis docente. A teoria do reconhecimento postula a necessidade vital que todo indivíduo tem de ser visto, aprovado e reconhecido, portanto trata do campo da relação com o outro. Partindo de uma orientação teórico-metodológica é possível problematizar a práxis docente para além de sua função educadora, trazendo ao debate a importância do professor no reconhecimento do aluno como sujeito dotado de subjetividade que deseja ser compreendido em sua complexidade. A reflexão mostra que a recusa desse reconhecimento é também a negação de sua condição de sujeito, o que afeta o campo das relações, trazendo consequências para o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Roseane Farias da Silva Aleluia, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Psicologia - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008). Pós-Graduação em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Área de Concentração: Saúde do Adulto e do Idoso - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/Universidade Federal de Alagoas - HUPAA (2012). Possui especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior - Estácio de Sá - Rio de Janeiro (2015).  Mestra em Psiclogia Clínica - Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2017).

 

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

ALELUIA, Roseane Farias da Silva. Reconhecimento e alteridade: uma reflexão da práxis docente e sua implicação na formação do aluno. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 52–66, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p52-66. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6962. Acesso em: 21 nov. 2024.

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