O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p245-258

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Tecnologias educacionais.

Resumo

O presente texto surge do confronto teórico educacional com a prática docente do autor. Defende-se que estamos diante de uma oportunidade ampla, no âmbito educacional universal, que se mostra propícia para dotar os estudantes de instrumentos e competências cognitivas para uma aprendizagem de conhecimentos socialmente significativos. Tal proposição se espelha no caráter concomitantemente social e objetivo da construção e na necessidade de aplicação do conhecimento, o qual se entende ser de grande anseio da contemporaneidade social. Fica claro que os ‪‎jovens passam grande parte do seu dia ‪‎conectados, enviando e trocando mensagens, assistindo vídeos e ouvindo música. Criticam a escola por não verem total sentido entre o que aprendem e o que vivem fora dela. Entendemos que novas formas de ensinar com o potencial que a as tecnologias informáticas possuem pode lhes propiciar injeções de ânimo ao se verem, também na escola, mais próximos de sua práxis cotidiana.

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Biografia do Autor

Hercules Pimenta Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação (2018) com período de estágio em Universidade Complutense de Madrid-Espanha, Mestre em Educação (2010), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (2013) e Graduado em História (2005).DOTI - Departamento de Organização e Tratamento da Informação

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

SANTOS, Hercules Pimenta. O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 245–258, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p245-258. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7030. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”