O valor educativo dos processos de certificação de aprendizagens: o papel da autoavaliação a partir de uma pesquisa exploratória na Toscana (Itália)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p545-561Palavras-chave:
competências, certificação, autoconfiança, autoavaliaçãoResumo
Em um sistema econômico no qual o conhecimento desempenha um papel central, o conhecimento do trabalhador é certamente estratégico. Desde o final do século XX, a Europa começou a refletir sobre novas estratégias e medidas para a integração das políticas de educação, emprego e inclusão social e para apoiar a mobilidade dentro dos países europeus. O Quadro Europeu de Qualificações, baseado no princípio da transparência das qualificações e competências, é um modelo de referência para a validação e certificação de aprendizagens prévias e para a transferência e utilização de qualificação em diferentes países e sistemas. Com base em um estudo exploratório, essa contribuição pretende sustentar a hipótese de que o processo de certificação de competências, através da autoavaliação, não representa apenas uma ferramenta para a aquisição de uma qualificação profissional, mas que também pode se configurar como um motor de mudança e transformação do sujeito. Todo o caminho deve ativar os processos de empoderamento individual, não apenas aprimorando e aumentando competências e habilidades, mas desenvolvendo a autoconfiança e reforçando essa capacidade de aprendizado autônomo.
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