Ensino de Ciências delineado por Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p562-581

Palavras-chave:

Representações sociais. Ensino de Ciências. Artesanato no PROEJA.

Resumo

O presente estudo analisou as representações sociais dos sujeitos-alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no curso de artesanato sobre as infecções virais, e suas implicações na/para as práticas curriculares no ensino de Ciências. Tratando-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. O corpus de análise foi coletado por ocasião da realização da estratégia do grupo focal, e para análise procedemos à Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que as representações sociais dos alunos sobre o conteúdo que trata acerca das infecções virais despontam interesses e dúvidas em relação aos sintomas, tratamento, forma de contágio, o diagnóstico, entre outros.

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Biografia do Autor

Paula Roberta Galvão Simplício, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL) com ênfase no ensino de Biologia. É Pós-Graduanda em Docência e Gestão na Educação à Distância. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário (Cesmac). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Alagoas- IFAL (2016). É Técnica em Química pelo IFAL (2012). É membro do grupo de pesquisa, formação de professores: políticas e práticas. Tem experiência como docente com ênfase em Biologia geral e o uso de metodologias ativas, com enfoque em aprendizagem significativa. Ainda possui experiência em análises físico-química e preparo de soluções, assim como em análises e coleta microbiológica em bebidas, água e efluente. Dentre as suas principais produções estão dois artigos (sendo um Qualis A) e um capítulo de livro intitulado como: Planejamento didático no Ensino de Biologia: reflexões sobre a prática pedagógica docente. Além de artigos esperando parecer das revistas.

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2018-2019). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arco Verde (1998), Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Em 2014, concluiu seu doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura e produção; e Saberes e Metodologia da Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT).

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

SIMPLÍCIO, Paula Roberta Galvão; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Ensino de Ciências delineado por Representações Sociais. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 562–581, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p562-581. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8385. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "PROEJA Artesanato"

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