Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384

Palavras-chave:

Neurociências, Ensino, História

Resumo

A diversificação de estímulos sensoriais nas estratégias pedagógicas, aumenta o foco atencional e melhora o rendimento escolar. A partir dessa hipótese, este estudo objetiva apresentar os efeitos de estratégias pedagógicas aplicadas ao ensino de História e fundamentadas na neuroeducação. Trata-se de um estudo transversal com delineamento quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvido com 100 escolares do Ensino Médio. A intervenção pedagógica consistiu na estimulação visual, auditiva e cinestésica associadas à aula expositiva. Verificou-se que uma prática pedagógica baseada na estimulação sensorial como ferramenta para manter o foco atencional e melhorar o arquivamento de novas informações, causou efeito na melhora do rendimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita di Cássia de Oliveira Angelo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Adjunta do Colegiado de Medicina do Campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco.

Membro permanente do PPGFPPI - Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Referências

ABUD, Katia Maria. O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Antíteses, v. 5, n. 10, p. 555-565, 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1933/193325796004.pdf>. Acesso em: 12/02/2017.

ANSARI, Daniel; DE SMEDT, Bert; GRABNER, Roland H. Neuroeducation–a critical overview of an emerging field. Neuroethics, v. 5, n. 2, p. 105-117, 2012. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s12152-011-9119-3>. Acesso em> 07/10/2019.

BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. São Paulo: Artmed, 2008. 896 p.

COCH, Donna; ANSARI, Daniel. Thinking about mechanisms is crucial to connecting neuroscience and education. cortex, v. 45, n. 4, p. 546-547, 2009. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18649878>. Acesso em: 12/06/2018.

CUNHA, Kátia Machinez; SHOLL‐FRANCO, Alfred. Cognition and logic: adaptation and application of inclusive teaching materials for hands‐on workshops. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 696-700, 2016. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12203>. Acesso em 07/10/2019.

DE JESUS OLIVEIRA, Bruna; DE SANTICS PIRES, Lígia Maria Lorenzetti; COSTA, Cleberson Franclin Tavares. UMA PAUSA PARA RESPIRAR NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT, v. 5, n. 2, p. 157, 2019. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernobiologicas/article/view/6620>. Acesso em 07/10/2019.

DE LIMA, Ricardo Franco. Suportes básicos e neurofisiologia das práticas meditativas. Lisboa – Portugal: O Portal dos Psicólogos, 2005. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0266.pdf>. Acesso em 20/04/2018.

DE OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação Unisinos, v. 18, n. 1, p. 13-24, 2014. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/1881>. Acesso em: 07/10/2019.

DEVONSHIRE, Ian M.; DOMMETT, Eleanor J. Neuroscience: viable applications in education? The Neuroscientist, v. 16, n. 4, p. 349-356, 2010. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20817916>. Acesso em: 12/06/2018.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. São Paulo: Editora do Brasil, 2009, 143 p.

FLORES, Macyr. Heródoto e a construção da História. Historiæ, v. 1, n. 3, p. 9-16, 2010. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/7563/Her%C3%B3doto%20e%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o%20da%20Hist%C3%B3ria.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12/11/2017.

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009, 296 p.

GANZ, Jucelia Santos et al. Programa de estimulação cognitiva" ativamente" para o ensino infantil: a cognitive stimulation program for preschool children. Revista Psicopedagogia, v. 32, n. 97, p. 14-25, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n97/03.pdf>. Acesso em: 03/01/2018.

GOMES, Herica Cambraia; MANRIQUE, Ana Lucia. A Musicalização (Ritmo-Som-Corporeidade) como Intervenção Neurocognitiva de Habilidades Matemáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 75-83, 2015. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1036>. Acesso em: 15/02/2018.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: A importância de perceber as diferenças. Debates em Educação, v. 6, n. 12, p. 93, 2014. Disponível em: <http://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/759>. Acesso em 07/10/2019.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEROY, Fernanda Storck; ALMEIDA, Rangel Benedito Sales de. Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado. PUC-MINAS: Revista ABAKÓS, Instituto de Ciências Exatas e Informática, 2015, 17 p. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/P.2316-9451.2015v4n1p34/8777>. Acesso em: 18/09/2016.

HELENE, André Frazão; XAVIER, Gilberto Fernando. A construção da atenção a partir da memória Building attention from memory. Rev Bras Psiquiatr, v. 25, n. Supl II, p. 12-20, 2003. Disponível em:< http://www.ib.usp.br/~afh/building%20attention%20from%20memory.pdf>. Acesso em: 22/09/2016.

HOOK, Cayce J.; FARAH, Martha J. Neuroscience for educators: what are they seeking, and what are they finding?. Neuroethics, v. 6, n. 2, p. 331-341, 2013. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s12152-012-9159-3>. Acesso em 12/06/2018.

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01881999000200006&script=sci_arttext>. Acesso em 07/10/2019.

MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, v. 15, n. 1, p. 40-49, 2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile/959/163>. Acesso em: 12/11/2017.

MOTA, Ilka Oliveira; NIZA, Elizeu Gonçalves. A LEITURA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ARIQUEMES (RO): UM ESTUDO DISCURSIVO. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v. 11, n. 2, p. 23-51, 2019. Disponível em: <https://www.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3027>. Acesso em: 07/10/2019.

OLIVEIRA, T.M.V. de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line, v. 2, n. 3, p. 01-10, 2001. Disponível em: <https://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf>. Acesso em 07/10/2019.

ORLANDI, E. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez: Ed. da Unicamp: Campinas, 1988. 118 p.

PESSOA, Luiz; KASTNER, Sabine; UNGERLEIDER, Leslie G. Neuroimaging studies of attention: from modulation of sensory processing to top-down control. Journal of Neuroscience, v. 23, n. 10, p. 3990-3998, 2003. Disponível em: <http://www.jneurosci.org/content/23/10/3990>. Acesso em: 24/09/2017.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. O QUE E COMO ENSINAR: POR UMA HISTÓRIA PRAZEROSA E CONSEQUENTE. In: KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010, 216 p.

RODRIGUES, Pedro FS. Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: implicações educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 4, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v32n4/1806-3446-ptp-32-04-e32424.pdf >. Acesso em: 15/05/2018.

SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M.; COOK, S. M. Métodos de Pesquisa das Relações Sociais. São Paulo – SP: E.P.U, 1976.

THOMAS, Michael SC; ANSARI, Daniel; KNOWLAND, Victoria CP. Annual Research Review: Educational neuroscience: progress and prospects. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 60, n. 4, p. 477-492, 2019. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jcpp.12973>. Acesso em: 07/10/2019.

WALDEMAR, J. Ovídio C. et al. Impact of a combined mindfulness and social–emotional learning program on fifth graders in a Brazilian public school setting. Psychology & Neuroscience, v. 9, n. 1, p. 79, 2016. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2016-16351-007>. Acesso em: 07/10/2019.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

COSTA, Osnar da; MATOS, Aparecida Maria Bernardo; CUSATI, Iracema Campos; ANGELO, Rita di Cássia de Oliveira. Ensino de História: efeitos de estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroeducação. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 365–384, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p365-384. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8871. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.