Ser professora Quilombola: em busca de uma identidade “outra”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p427-445

Palavras-chave:

Educação escolar quilombola, Formação docente, Identidade étnica

Resumo

Este artigo apresenta alguns aspectos da construção identitária de professoras quilombolas da comunidade Serrote do Gado Brabo, localizada no município de São Bento do Una, Agreste Central de Pernambuco. Em nossa reflexão, partimos da importância das experiências vividas por nossas interlocutoras, sobretudo do fato de serem docentes cujas práticas cotidianas são marcadas pela etnicidade (BARTH, 2000). Procuramos enfatizar, no presente artigo, os desafios por elas enfrentados durante sua formação escolar e acadêmica, o que reverbera na construção de uma identidade docente diferenciada. Observamos que, no contexto escolar, as diferenças expressas pelas professoras quilombolas geraram conflitos e tensões, quando da interação com outros grupos. A pesquisa apontou, a partir do conjunto das narrativas das nossas interlocutoras, que a identidade docente, no caso estudado, é tecida através das experiências de vida que constituem sua identidade étnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Guimarães de Salles, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (UFPE/CAA) e do Programa de Pós-Graduação em Música – Música e Sociedade (UFPE/CAC). Coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu na temática das Culturas e Histórias dos Povos Indígenas da UFPE. É Coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE/CAA). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos Antropológicos (Lider) e do Laboratório de Estudos Sobre Tradições. Autor do livro À Sombra da Jurema Encantada: mestres juremeiros na Umbanda de Alhandra. Orienta pesquisas nas áreas de Antropologia, Educação, Patrimônio Cultural e Etnomusicologia, com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação escolar quilombola, identidade, etnicidade, culturas, povos e comunidades tradicionais. Atualmente coordena as seguintes pesquisas: 1) Educação Patrimonial e Cartografia Arqueológica do Agreste Central de Pernambuco e 2) Os enunciados e sentidos sobre cultura e história dos povos indígenas veiculados em escolas do Agreste e Sertão de Pernambuco.

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Pernambuco imortal: evolução histórica e social de Pernambuco. Recife: CEPE, 1997.

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número: ensaio sobre a geografia da raiva. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2009.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2014.

ARRUTI, José Maurício. Etnicidade. In: SANSONE, Livio; FURTADO, Cláudio Alves (Orgs.). Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA, 2014.

BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

BARTH, Fredrik. Etnicidade e o conceito de cultura. Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política. Disponível em: http://www.uff.br/antropolitica/revistasantropoliticas/revista_antropolitica_19.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2016.

BRASIL. Emenda constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2014.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: MEC, 2012.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1992.

CINTRA, Ivete de Morais. Gado Brabo: de senhores e senzalas. Centro de Estudos de História Municipal. Recife: 1988.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

DUSSEL, E. Apel, Ricoeur Rorty y la filosofía de la liberacion. (1993a). Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/otros/20111218052727/APEL.pdf. Acesso 02 de março de 2019.

ELLIS, Carolyn; ADAMS, Tony E. & BOCHNER, Arthur P. Autoethnography: an overview – in Historical Social Research. Vol. 36, n. 4, p. 273-290. 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.12759/hsr.36.2011.4.273-290>. Acesso em 08 de agosto de 2019.

FABIAN, Johannes. O Tempo e o outro: como a antropologia estabelece seu objeto. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

FERREIRA, Francisco Marcelo Gomes. Serrote do Gado Brabo: Identidade, Territorialidade e Migrações em uma comunidade remanescente de quilombos. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

GEERTZ, Clifford. Obras e vidas: O antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

GROSFOGUEL, RAMÓN. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismo identitário, colonização disciplinar e epistemologias descoloniais. Revista Ciência e Cultura. vol. 59, n. 2, Abr/Jun. 2007.Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v59n2/a15v59n2.pdf. Acesso 7 de março de 2020.

HALL, Stuart. Sin Garantías: trayectorias y problemáticas em estudios culturales. Colômbia: Envión, 2014.

MELLO, José Antônio Gonsalves de. Tempo dos flamengos. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2009.

POUTIGNAT, Philippe; STREIFF FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade: seguido de Grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

RICOEUR, Paul. O CONFLITO DAS INTERPRETAÇÕES: ensaios de hermenêutica. Porto: RES-Editora, 1988.

RIBEIRO, René. O negro em Pernambuco. In RIBEIRO, Celina Hutzler (Org.). René Ribeiro e a Antropologia dos cultos afro-brasileiros. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014.

SAID, Edward W. Orientalismo: o oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo. 1997, v. 39, pp.105-124. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 64451997000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 10 de dezembro de 2019.

SALLES, Sandro Guimarães de; SALLES, Conceição Nóbrega Lima de. Etnografia do cotidiano escolar. In: (Org.) GUIMARÃES, Orquídea Maria de Souza; SILVA, Jaqueline Barbosa. Pesquisa em Educação: teorias, experiências e orientações. Série Livro-Texto. Recife: Edufpe, 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

THOMAS, JIM. Doing Critical Ethnography. Newbury Park: SAGE Publications. 1993.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In. WALSH, C (Org.). Construyendo Interculturalidad crítica. La paz, Convenio Andrés Bello; Instituto Internacionalo de Integración, 2010.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

DE SALLES, Sandro Guimarães; SILVA, Halda Simões. Ser professora Quilombola: em busca de uma identidade “outra”. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 427–445, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p427-445. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9145. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 96 97 98 99 100 101 102 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.