Os saberes docentes de um futuro professor de Química mobilizados a partir do uso da História e Filosofia da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p415-437

Palavras-chave:

Formação de Professores, História e Filosofia da Ciência, Saberes Docentes, Ensino de Química.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como se dá a mobilização dos saberes docentes por um futuro professor de Química ao utilizar fundamentos da História e Filosofia da Ciência (HFC) em regências no contexto das disciplinas de Estágio Supervisionado. Para organização, análise e interpretação dos dados utilizamos como referencial metodológico os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada nos procedimentos indicados por Moraes e Galiazzi (2007) e adotamos como categorias a priori os Saberes Docentes em História e Filosofia da Ciência – disciplinar; pedagógico; curricular; experiencial. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os saberes mobilizados pelo licenciando foram reelaborados no decorrer dos estágios, possibilitando a ampliação e a incorporação de novos saberes à prática docente. Nesse sentido, entende-se que o processo de colocar o licenciando em um papel ativo ao avaliar sua própria prática em sala de aula, utilizando uma abordagem histórica em seus planejamentos, permitiu que o futuro professor reavaliasse suas ideias iniciais e como estas poderiam implicar nos processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos científicos nos diferentes níveis de ensino.

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Biografia do Autor

Luara Wesley Candeu Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná. E-mail: luaracand@gmail.com.

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), docente adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Apucarana, Paraná.

Angélica Cristina Rivelini-Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Química pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Química para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Lavras (UFL). Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana. Coordenadora do Subprojeto PIBID/Química, Campus UTFPR Apucarana e Coordenadora Auxiliar do Projeto Residência Pedagógica, Campus UTFPR Apucarana. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado no Ensino de Química; Análise de Mídias e Educação; Ensino de Química para deficientes visuais e, Estudos Culturais das Ciências e da Educação.

Ana Paula Hilário Gregório, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

é mestra em química, doutoranda em ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), programa do ensino de ciências e educação matemática.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), docente sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, Paraná – e docente colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Cornélio Procópio, Paraná. Com o apoio da Fundação Araucária.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

RAMOS, Luara Wesley Candeu; STANZANI, Enio de Lorena; RIVELINI-SILVA, Angélica Cristina; GREGÓRIO, Ana Paula Hilário; PASSOS, Marinez Meneghello. Os saberes docentes de um futuro professor de Química mobilizados a partir do uso da História e Filosofia da Ciência. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 415–437, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p415-437. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9258. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos