Do algodão doce à bomba atômica: avaliações e aspirações do aprender pela pesquisa no ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p236-253

Palavras-chave:

Dicumba, Ensino de Química, Formação Docente.

Resumo

Este artigo ajuíza sobre quatro indagações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem embasados na metodologia Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-bilateral da Aprendizagem) por meio de uma avaliação discente frente ao ensino de química expresso a partir do Aprender pela Pesquisa. A Dicumba é uma metodologia de ensino que trabalha expressivamente com a pesquisa enquanto princípio pedagógico em sala de aula, possibilitando ao aluno aprender a partir do próprio interesse. Para responder as questões que nortearam este texto, observou-se o desenvolvimento de uma atividade à luz da Dicumba em uma escola estadual do Estado do Rio Grande do Sul; os dados foram coletados por meio da observação, da aplicação de um questionário estruturado e da pesquisa entregue pelo aluno. Estes dados, analisados de forma quali-quantitativa, foram expressos por meio de gráficos e tabelas, discutidos à luz de teóricos da área de Ensino de Química. Ao término, percebeu-se que a Dicumba é uma forma significativa de qualificar e maximizar os processos de ensino e aprendizagem e a formação docente continuada, proporcionando aos sujeitos a construção da argumentação, da autonomia e da criticidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEDIN, E. A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico: relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e da terra, UFRGS, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/126836. Acessado em: 18 jan. 2020.

BEDIN, E. Filme, experiência e tecnologia no ensino de ciências química: uma sequência didática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4280>. Acesso em: 22 jan. 2020.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. DICUMBA: A uma proposta metodológica de ensino a partir da pesquisa em sala de aula. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019a. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210103>. Acesso em: 20 jan. 2020.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Das Incertezas às Certezas da Pesquisa não Arbitrária em Sala De Aula Via Metodologia Dicumba. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1358-1378, 2019b. Disponível em: <http://curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/bedin-delpino.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2020.

BEDIN, E; DEL PINO, J. C. Dicumba - el aprender por la investigación en el aula: los saberes científicos de química en el contexto sociocultural del alumno. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 13, n. 2, 2018a. Disponível em: <https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/13055/pdf>. Acesso em: 8 jan. 2020.

BEDIN, E; DEL PINO, J. C. A metodologia Dicumba como uma tempestade de possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Química. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 65-84, jan./jun. 2018b. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8479/pdf>. Acesso em: 8 jan. 2020.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Interações e intercessões em rodas de conversa: espaços de formação inicial docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 2018c. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3383>. Acesso em: 15 jan. 2020.

DEMO, P. Educação hoje: "novas" tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

ELLIOTT, J. Towards a synoptic vision of educational change in advanced industrial societies. In: ALTRICHER, H.; ELLIOT, J. Images of educational change. Buckingham: Open University Press, 2000.

ENS, R. T. O significado da pesquisa segundo professores formadores. In: 29 Reunião da ANPED, Caxumba, Minas Gerais, 2006.

FINGER, I.; BEDIN, E. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 8-24, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9732>. Acesso em: 20 jan. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006. In: MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2007.

FREIRE, A. M. Reformas curriculares em ciências e o ensino por investigação. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.

GALIAZZI, M. do C.; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n2/08.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

MORAES, R.; RAMOS, M. G.; GALIAZZI, M. C. Pesquisar e aprender em educação Química: alguns pressupostos teóricos. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 1, n. 1, p. 57-64, 2004. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/228620700_Pesquisar_e_aprender_em_Educacao_Quimica_Alguns_pressupostos_teorico>. Acesso em: 18 jan. 2020.

RANGEL, F. Z.; BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Dicumba-uma metodologia para o Ensino de Química: avaliação, tendência e perspectiva. Anais... XIIENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2019. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0598-1.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2020.

ROGERS, C. R. Some observations on the org anization of personality, 2003.

TRESPACH, R. R.; GUNTZEL, B.; BEDIN, E. Análise química sobre ferramentas tecnológicas para ensinar química na Educação Básica à alunos surdos. Tecné Episteme y Didaxis: TED, 2016. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/4623/3803>. Acesso em 05 jan. 2020.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: <http://w.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3>. Acesso em: 13 jan. 2020.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. da; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

BEDIN, Everton. Do algodão doce à bomba atômica: avaliações e aspirações do aprender pela pesquisa no ensino de Química. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 236–253, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p236-253. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9587. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.