Avanços do pensamento complexo na visão ética
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p724-738Palavras-chave:
Pensamento Complexo, Formação docente, Educação online, Ética do gênero humano.Resumo
O planeta passa por uma crise na qual se privilegia o ter em detrimento do ser, necessitando que os indivíduos acolham o posicionamento ético. Problema: A aproximação do pensamento complexo pela via dos Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin, pode se tornar um caminho para que o docente repense a prática pedagógica? Objetivo: analisar os depoimentos dos professores participantes sobre o saber Ética do gênero humano, que compõe os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin, durante uma pesquisa-ação, num processo de formação continuada online. As contribuições permitiu perceber que existe uma preocupação dos docentes com a inclusão da ética na prática pedagógica com registros de busca de uma sociedade mais ética, justa e igualitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).