A promessa de integração ensino-serviço no discurso da educação profissional técnica de nível médio em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp491-513

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Formação Técnica em Saúde, Teoria do Discurso, Integração Ensino-Serviço, Currículo

Resumo

Neste artigo, focalizamos o discurso da integração ensino-serviço e suas substituições metonímicas – integração docente-assistencial e integração curricular –, dando destaque às flutuações de sentido nas diferentes fases de acumulação teórico-política dos currículos da formação de nível médio em saúde, com especial atenção ao Profaps. Apoiados na teoria do discurso e na desconstrução, buscamos examinar as condições de emergência desse discurso que, como práticas articulatórias, institui comunidades epistêmicas e ações, discutidas aqui para os casos de agências como Opas e Fundação Kellogg. Argumentamos que o caráter contingente dessas articulações tende a ser apagado por certo fundamento místico, um messianismo cuja promessa e normatividade curricular importa questionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Colpo Batistella, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Doutor em Educação (UERJ, 2020) e mestre em Saúde Pública (ENSP, 2009); Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=6fewUSYAAAAJ

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular, integrando o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora 1B do CNPq, Procientista Faperj/Uerj e Cientista do Nosso Estado Faperj.

http://www.researcherid.com/rid/F-7209-2012

https://scholar.google.com.br/citations?user=iliOvdsAAAAJ&hl=en

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo; LOPES, Alice Casimiro. A promessa de integração ensino-serviço no discurso da educação profissional técnica de nível médio em Saúde. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 491–513, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp491-513. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9975. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Artigos Semelhantes

<< < 87 88 89 90 91 92 93 94 95 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.