A promessa de integração ensino-serviço no discurso da educação profissional técnica de nível médio em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp491-513

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Formação Técnica em Saúde, Teoria do Discurso, Integração Ensino-Serviço, Currículo

Resumo

Neste artigo, focalizamos o discurso da integração ensino-serviço e suas substituições metonímicas – integração docente-assistencial e integração curricular –, dando destaque às flutuações de sentido nas diferentes fases de acumulação teórico-política dos currículos da formação de nível médio em saúde, com especial atenção ao Profaps. Apoiados na teoria do discurso e na desconstrução, buscamos examinar as condições de emergência desse discurso que, como práticas articulatórias, institui comunidades epistêmicas e ações, discutidas aqui para os casos de agências como Opas e Fundação Kellogg. Argumentamos que o caráter contingente dessas articulações tende a ser apagado por certo fundamento místico, um messianismo cuja promessa e normatividade curricular importa questionar.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Colpo Batistella, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Doutor em Educação (UERJ, 2020) e mestre em Saúde Pública (ENSP, 2009); Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=6fewUSYAAAAJ

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular, integrando o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora 1B do CNPq, Procientista Faperj/Uerj e Cientista do Nosso Estado Faperj.

http://www.researcherid.com/rid/F-7209-2012

https://scholar.google.com.br/citations?user=iliOvdsAAAAJ&hl=en

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

BATISTELLA, Carlos Eduardo Colpo; LOPES, Alice Casimiro. A promessa de integração ensino-serviço no discurso da educação profissional técnica de nível médio em Saúde. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 491–513, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp491-513. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9975. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

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