Children in school evaluation and (re) organization

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347

Keywords:

Child participation, School evaluation, Common Curricular National Base for early childhood education

Abstract

In research with children, we sought to know the point of view of boys and girls about their school. It is about sharing practical experience where, through photographs, drawings and narratives, perceptions about the educational relationships are outlined and two of them mobilize a reflective process. The information is shared by children in dialogue with the National Common Curricular Base and with authors, seeking suggestions on how to evaluate and (re) organize early childhood schools. Results indicate that it is useful to enhance children's initiatives in order to help the school's organizational and evaluation process.

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Author Biographies

Ivo José Both, Centro Universitário Internacional-Uninter Programa de mestrado e doutorado em educação profissional e novas tecnologias

É licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1975). Possui mestrado em Educação na área de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS (1982). Tem doutorado em Educação na área de Política Educativa pela Universidade do Minho, Portugal (1992). Possui pós-doutorado em Avaliação e Pesquisa obtido em Audiência Pública na Universidade Federal do Paraná (2018). É Técnico em Enfermagem: COREN PR 001003488. No Centro Universitário Internacional Uninter (Curitiba-PR) é: professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação presenciais e a distância, pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Pesquisa em Educação; é Presidente do Conselho Editorial da Editora Intersaberes (desde 05/2005); é docente no Programa de mestrado e doutorado profissional em Educação e Novas Tecnologias. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação, instituição, educação a distância e qualidade. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (1993 a 1999) e na (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER-PR (2006 e 2007). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1998). Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Moção recebida da Assembleia Legislativa do Paraná pela contribuição na docência superior e publicação de obras relevantes à área acadêmica (2013). Honra ao Mérito por atuação exemplar no combate ao câncer infantil (2015). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (Decreto Estadual/PR nº 11.672, de 16/07/2014) de 2014 a 2019. É Líder da linha de pesquisa (CNPq): Formação docente e novas tecnologias. Foi Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional-UNINTER de 27/01 a 06/12/2016. Integrante do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9663-7257. Professor pesquisador da Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia-FAMPECT

http://lattes.cnpq.br/1846811798094932

Neusa Aparecida Radeck, Centro Universitário Internacional-Uninter Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias.

Mestrado em Educação e Novas tecnologias (2019) pelo Centro Universitário Internacional-Uninter. Especialização em Educação Infantil (2009) pela PUC/PR e em Educação Especial e Inclusiva (2007) pela Uninter. Graduação em Pedagogia (2000) pela UnC- Universidade do Contestado/Canoinhas. Atua como pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. http://lattes.cnpq.br/5439313594216164- http://orcid.org/0000-0002-9631-8640

Contato:nradeck@hotmail.com

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Published

2021-11-30

How to Cite

BOTH, Ivo José; RADECK, Neusa Aparecida. Children in school evaluation and (re) organization. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 331–347, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10956. Acesso em: 16 sep. 2024.

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