Três mais um, quatro do quatro e a história da formação de professores no Brasil

Autores

  • Renato Sarti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paula Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp471-491

Palavras-chave:

Universidade, Escola, Formação docente

Resumo

Lançando mão de uma digressão histórica, o presente ensaio tem por objetivo reconhecer a existência de interlocuções entre as inúmeras políticas de formação de professores no Brasil, compreendendo-as dentro de um território de disputas. Quatro momentos históricos são apresentados: nascimento da Escola Normal do Rio de Janeiro; a Reforma Francisco Campos; a criação da Universidade do Distrito Federal; e da Faculdade Nacional de Filosofia. Em diálogo com estes períodos, o ensaio empreende a reflexão sobre três celebrações contemporâneas que constituíram e vêm constituindo a educação brasileira: a formação técnica-profissionalizante; a morigeração; e a aproximação entre Universidade/Escola.

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Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde, Mestre em Educação em Ciências e Saúde e licenciado em Educação Física, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais da Coordenação de Extensão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

Paula Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde – PPGECS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Laboratório de Currículo e Ensino.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

SARTI, Renato; RAMOS, Paula. Três mais um, quatro do quatro e a história da formação de professores no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 471–491, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp471-491. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12061. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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