The curricular transversality of environmental education in the religious education
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p249-269Keywords:
Curricular transversality, Environmental Education, Religious EducationAbstract
This article presents an analysis, based on the understanding of a group of teachers working in the Religious Education component, whether the environmental theme could be integrated into the curricular contents of this area and into their didactic-pedagogical practices for the development of a process of curricular transversality of Environmental Education. The research was materialized through a qualitative study and the application of a semi-structured interview with a group of 6 (six) teachers from the Municipal Education Network of Curitiba (PR). In the results, it was found that the teachers identify points of convergence between the content of Religious Education and environmental issues, which denotes potentialities to be explored for advances in actions that involve curricular transversality.
Downloads
References
ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUNA, D. A formação da consciência ambiental na escola. REMEA, Rio Grande/RS, v. 15, p. 107-129, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929/1654. Acesso em: 10 ago. 2019.
CUNHA, C. B.; BARBOSA, C. O Ensino Religioso na escola pública e suas implicações em desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios. Sacrilegens, Juiz de Fora/MG, v. 8, n. 1, p. 164-181, dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26528. Acesso em: 2 jan. 2020.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 maio 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 5 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 17 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 28 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 15 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 12 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 nov. 2019.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educação ambiental por um Brasil Sustentável: ProNEA, marcos legais e normativos. Ministério do Meio Ambiente – MMA, Ministério da Educação- MEC. Brasília, DF: MMA, 2018. Disponível em: https://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/98-pronea.html. Acesso em: 03 dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.
CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Ensino Religioso no Estado Laico um desafio para o Ensino Fundamental: orientações para o trabalho nas escolas públicas municipais de Curitiba. Curitiba, SME, 2018.
CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano. Curitiba, SME, 2016. Volume 2.
ESPINOSA, B. de. Ética. Tradução de Thomaz Tadeu. 2. ed., 8. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
FREITAS, E. M. L. M. Bem-me-quer, malmequer: um estudo sobre a presença do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. 2018. 237f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
GUIMARÃES, M. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P. P; CASTRO, R.S de C. (orgs.). Pensamento Complexo, dialética e Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-29.
JUNQUEIRA, S. R. A. Educação e História do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista, v. 1, n. 2, p. 5-26, jul./set. 2015. Disponível em: http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/04/vol_1_no_2_Sergio_Junqueira.pdf. Acesso: 06 jan. 2020.
LOPES, G. de S. C. O desafio da transversalização do tema meio ambiente no currículo escolar: o caso do Colégio Modelo de Itamaraju. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2016.
MARTINS FILHO, L. J. Ensino Religioso e Ensino Fundamental: anos iniciais em foco. In: JUNQUEIRA. S. R. A. (org.) Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015. p. 102-109.
NEVES, J. P.; TOZONI-REIS, M. F. de C. Desafios para a inserção da educação ambiental na escola: em questão a carência formativa do professor a partir de duas pesquisas diagnósticas. In: TOZONI-REIS, M. F. de C.; MAIA, J. S. da S. Educação Ambiental a várias mãos: educação escolar, currículo e políticas públicas. 1ª ed. Araraquara, SP: Junqueira &Marin, 2014. p. 58-69.
PEREIRA SOBRINHO, O. P. G.; ZANON, A. M. Dos sentidos à abordagem integradora da Educação Ambiental no contexto formal do Ensino. Ambiente & Educação, Rio Grande/RS, v. 21, n. 1, p. 94-110, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6100/3984. Acesso em: 5 jul. 2020.
PRESTINI, S. A. M. M. Transversalidade e Temas Transversais na formação inicial do professor de Matemática. 2005. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
SANTOS, E. C. dos. Decisão do STF sobre a ação direta de inconstitucionalidade da concordata entre o Vaticanos e o Estado Brasileiro sobre o Ensino Religioso. In: CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Ensino Religioso no Estado Laico um desafio para o Ensino Fundamental: orientações para o trabalho nas escolas públicas municipais de Curitiba, 2018. p. 29-32.
SCHLÖGL, E. Ensino religioso: perspectivas para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Curitiba: Ibpex, 2009.
SILVA, E. M. Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a cidadania. REVER, São Paulo, n. 2, p. 1-14, 2004. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/p_silva.pdf. Acesso em: 2 jan. 2020.
TORALES, M. A. A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. REMEA, Rio Grande/RS, volume especial, p. 1-17, mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3437. Acesso em: 30 maio 2019.
TORALES, M. A. A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis. REMEA, Rio Grande/RS, v. 32, n. 2, p. 266-282, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5543/3451. Acesso em: 2 maio 2019.
VIANA, P. A. M. O.; OLIVEIRA, J. E. A Inclusão do tema meio ambiente nos currículos escolares. REMEA, Rio Grande/RS, v. 16, p. 1-17, jan./jul. 2006. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2777. Acesso em: 15 jul. 2019.
VIEIRA, A. P. B. R.; FARIA, S. C. S. Possibilidades de uma práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a Educação Ambiental no âmbito escolar. REMEA, Rio Grande/RS, Edição especial EDEA, n. 2, p. 184-197, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8891. Acesso em: 2 ago. 2019.
YUS RAMOS, R. Temas transversais: a escola da ultramodernidade. Pátio, Revista pedagógica, ano 2, n. 5, [não paginado], maio/jul. 1998. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/P%C3%A1tio%20Revista%20Pedag%C3%B3gica%20-%20temas%20transversais.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).