Dialogue between curriculum and territories of Riverside children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp421-444

Keywords:

Early Childhood Education in the rural context, Curriculum, Territory

Abstract

In this paper, issues related to the curriculum, curricular justice and the territory of children from Early Childhood Education in the riverside context of the municipality of Humaitá, Amazonas, Brazil, are discussed. The text addresses the concept of curriculum, which has different interpretations, including the proposal for curricular justice, the concept and practice that is committed to an inclusive, fair and democratic world and understands that the curriculum must recognize different territories. The methodological approach is qualitative and relies on bibliographical and field research. The results show that riverside territories are spaces that promote and play an important educational role for children and need to be recognized as essential in integral education.

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Author Biographies

Zilda Glaucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas - Humaitá

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra (ITEC-1994), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso, (UNEMAT-2001), com a pesquisa ?A produção escrita da criança e a interferência do professor?, Mestre em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción revalidado pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2010), onde realizou pesquisa na área de História de Leitura de professoras alfabetizadoras. Doutora Em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP por meio da pesquisa " Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular". Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA no Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá - AM da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil - GPEDIN, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Educação Infantil: políticas e práticas. Participa Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular ? GEPEJUC (PUC/SP) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (UFAM). Professora e Pesquisadora das áreas da Educação Infantil, Políticas Curriculares e da Educação do Campo.

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Mestra (1989) e Doutora (1997) em Educação pela PUCSP, onde é, desde 2004, Professora Titular. Vice-Reitora na gestão 2000-2004. Membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUCSP desde 2009. Membro do Comitê Organizador do evento internacional Web Currículo 2015; 2017; 2019. Membro do Comitê Editorial da Revista e-Curriculum (qualis A2). Membro do Comitê Assessor da Coleção Educ@ / Fundação Carlos Chagas. Consultora/Parecerista ad hoc do CNPq. Parecerista de diversas revistas científicas. Líder de Pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) cadastrado no CNPq. Atua na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares e na Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br). Membro do Departamento de Fundamentos de Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - pesquisadora 2. Temas recorrentes: políticas públicas de educação e currículo; currículo e justiça social; justiça curricular; tempo e educação escolar; teorias de currículo; políticas educacionais e práticas pedagógicas; ética, vida social e educação; educação em valores no currículo escolar.

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Published

2022-06-10

How to Cite

FRANCO, Zilda Glaucia Elias; PONCE, Branca Jurema. Dialogue between curriculum and territories of Riverside children. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 421–444, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp421-444. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12650. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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