Chemistry teachers’ formation

relations between the educational, tehnological and economic field

Authors

  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Kenia Cristina Moura de Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p49-65

Keywords:

Teachers Formation, Chemistry Undergraduate, Bourdieu, Scientific Capital

Abstract

The present article is a part of doctorate degree. It was proposed the delimitation and characterization of subfield in Formation of Chemistry Teachers in Brazil and the analysis the main knowledge in the formation of the scientific capital in undergraduate degree in Chemistry from the bourdieusian perspective. The methodological basis used was the Bourdieu´s reflexive sociology. The analysis began from five undergraduate degree in Chemistry in Federal Universities in Brazil. The survey data was formed from the analysis of curricular matrices of these courses and the lattes curricula of this teachers. Notes that although the Chemistry teaching is a new area, it has been consolidating significantly, but the specifical Chemistry knowledge is more prevalent in the formation of scientific capital in the subcamp of in Formation of Chemistry Teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nyuara Araújo da Silva Mesquita , Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Atuou como Coordenadora Pedagógica da área de Ciências da Natureza na avaliação do PNLD/2021. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química. 

 

http://lattes.cnpq.br/6971106875143413

Kenia Cristina Moura de Oliveira Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2013) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2016). Foi professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade docente e formativa, educação pela pesquisa, estágio docente e capital científico e pedagógico. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás e participante do Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL).

 

http://lattes.cnpq.br/0641086497428696

References

ALVES, D. A.; MESQUITA, N. A. S. O Contexto formativo das Licenciaturas em Química no IF Goiano e suas implicações na perspectiva profissional dos licenciandos. Revista Virtual de Química. v. 12 n. 6, 2020. p. 143-40

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. CATANI, Afrânio; NOGUEIRA, Maria Alice. (org.). Petrópolis: Vozes; 1998. Cap. II, VII e IX.

BOURDIEU, P.Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, P. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Lisboa: Difel e Bertrand Brasil, 1989. p. 59-73.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORITIZ, R. (org.). A Sociologia de Pierre Bouridieu. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. UNESP: São Paulo, 2004.

CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F.; DOURADO, L. F. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade, n. 75, ago.2001. Campinas – SP: Cedes, 2001. p.67-83.

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F.; MUZZETI, L. R. Licenciaturas Light: resultados das lutas concorrenciais no campo universitário? In: Contexto e Educação. UNIJUÍ, n. 75, 2006, p. 11-28.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo de pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, 2013. p. 145-54.

GARCIA, M. M. A. O Campo das Produções Simbólicas e o Campo Científico em Bourdieu. Cadernos de Pesquisa. n. 97, 1996, p. 64-72.

MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, v. 34, n. 1, 165-174, 2011.

KASSEBOEHMER, A. C.; FERREIRA, L. H. O espaço da prática de ensino e do estágio curricular nos cursos de formação de professores de química das IES públicas paulistas. Química Nova. v. 31. n. 3, 2008, p. 694-9.

MASSI, L.; VILLANI, A. O destino social dos licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico. Pro-posições. v. 31. Campinas, 2020.

OLIVEIRA, João F.; PESSOA, Jadir de Morais. O método em Bourdieu. In: PESSOA, J. M.; OLIVEIRA, J. F. (Orgs.). Pesquisar com Bourdieu. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, p.15-30.

ORTIZ, R. A procura de uma sociologia da prática. In: Pierre Bourdieu. Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983, p. 7-36.

SCHNETZLER, R. P. A Pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, 2002. p. 14-24

SCHNETZLER; R. P. SOURA, T. A. O desenvolvimento da pesquisa em educação o seu reconhecimento no campo científico da química. Rede latino-americana de pesquisa em educação química. v. 2, n. 1, 2018.

SCHÖN, D. El profesional reflexivo: como piensan los profesionales cuando actúan. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1998.

SILVA, K. C. M. O. Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores: O Dito e não Dito nos PPC de Licenciatura em Química. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pró Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal de Goiás, 98 p. 2016.

TEIXEIRA, F. M. Uma análise das implicações sociais do ensino de ciências no Brasil dos anos 1950-1960. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 12, n. 2, 2013. P. 269-86

Published

2021-11-30

How to Cite

MESQUITA , Nyuara Araújo da Silva; SILVA, Kenia Cristina Moura de Oliveira. Chemistry teachers’ formation: relations between the educational, tehnological and economic field. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 49–65, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p49-65. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13045. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.