The entrepreneurial UFMA

subordination of the university to the new standard of flexible accumulation?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105

Keywords:

UFMA entrepreneur, entrepreneurship pedagogy, entrepreneurial culture

Abstract

The article investigates the entrepreneurship policies adopted by the Federal University of Maranhão – UFMA, regarding the creation of an “entrepreneurial culture” at the university. The hypothesis is that this type of pedagogical strategy, which is guided by Entrepreneurial Pedagogy, reinforces individual heteronomy and semi-education, in addition to reproducing pedagogical concepts guided by the Human Capital Theory. It is an analytical-exploratory study, which uses the historical-dialectical method to analyze and interpret the object on screen. It investigates primary written sources, as well as documents and resolutions produced by this institution, to try to understand how recent UFMA initiatives are moving towards the creation of an entrepreneurial mindset, or, as the university itself states: an “entrepreneurial culture”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo José Pinho Coimbra, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em História e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutor em Educação. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no curso de Ciências Naturais. Ministra as disciplinas do Núcleo Pedagógico na área dos Fundamentos da Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/MA. Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas de Formação e Trabalho Docente" - GEPFORTRAD

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Física, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Permanente do PPGE - Mestrado em Educação Profissional, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

References

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Teoria da semicultura. Primeira Versão. Porto Velho: Editora Universidade Federal de Rondônia, Ano IV, Vol. XIII, Nº 191, maio/Agosto, 2005.

ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017. (Coleção questões da nossa época; v. 58).

ALVES, Alexandre; KLAUS, Viviane; LOUREIRO, Carine Bueira. Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal 1 1 - Este ensaio contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, 2021, v. 47 [Acessado 4 Abril 2022], e226115. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115>. Epub 23 Jun 2021. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115.

Brasil. Ministério da ciência, tecnologia, inovações e comunicações. Gabinete do Ministro. Portaria n. 1.122, de 19 de março de 2020. Define as prioridades, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020 a 2023. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mar. 2020, Ed. 57, Seção 1, p. 19.

BRITO, Cláudio. Fernando Dolabela: insights sobre empreendedorismo e educação empreendedora. Acelera Startups, São Paulo, [s.d.]. Disponível em: http://www.acelerastartups.com/br/fernando-dolabela-educacao-empreendedora/ . Acesso em: 14/04/2022.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6ª. Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2012. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).

CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 53-68, out/nov/dez. 2020.

COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. Revista LABOR, Ceará, n. 9, v.1, p. 1-18, jul/dez, 2013.

DELGADO, Malu. ‘Empreender gera transformações úteis à coletividade’, define criador da Pedagogia Empreendedora. Canguru News, São Paulo, 14 de set. de 2021. Disponível em: https://cangurunews.com.br/pedagogia-empreendedora-fernando-dolabela/ . Acesso em: 14/04/2022.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 10 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2006.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. Revista de Negócios, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 127-130, abril/junho 2004 (entrevista com Fernando Dolabela sobre a Pedagogia Empreendedora).

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 531-541, set./dez. 2007.

EVANGELISTA, Olinda; MORAES, Maria Célia Marcones de; SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. 4 ed. - Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

FONTINHAS, Maria Fernanda. UFMA lançará iniciativas para fomentar o empreendedorismo universitário. UFMA/Ageufma. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/ufma-lancara-iniciativas-para-fomentar-o-empreendedorismo-universitario#:~:text=O%20UFMA%20Empreendedora%20%C3%A9%20uma,gradua%C3%A7%C3%A3o%20e%20Internacionaliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20UFMA. Acesso em 27 de abril de 2022.

GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

HENRIQUE, Daniel Christian; CUNHA, Sieglind Kindl da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie (RAM). São Paulo, volume 9, n. 5, 2008, p. 112-136.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan/mai 2019.

Jesus, Lúcio Silva. AGEUFMA/UFMA. Programa UFMA empreendedora é lançado em cerimônia pelo canal da AGEUFMA no Youtube e com participação de diversas instituições apoiadoras. Publicado em 01/12/2021. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/programa-ufma-empreendedora-e-lancado-em-cerimonia-pelo-canal-da-ageufma-no-youtube-e-com-participacao-de-diversas-instituicoes-apoiadoras. Acesso em 30 de agosto de 2022.

KUENZER, Acacia Zeneida. TRABALHO E ESCOLA: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Artigo resultante da pesquisa “Limites e possibilidades da politecnia no modo de produção capitalista: escola politécnica ou práticas de integração?”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Educação & Sociedade [online]. Campinas, 2017, v. 38, n. 139 [Acessado 4 Abril 2022], pp. 331-354. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723>. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723.

LANDSTROM, Hans; LOHRKE, Franz T. Historical foundations of entrepreneurship research. Great Britain: Edward Elgar Publishing, 2010.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MUELLER, Rafael Rodrigo; CECHINEL, André. A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais. Educação- Revista do Centro de Educação da UFMS, v. 45, Santa Maria, 2020. Disponível em: A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais | Educação (ufsm.br). Acesso em 23 de abril de 2022.

RAMOS, Marise Nogueita. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista [online]. Belo Horizonte, 2018, v. 34 [Acessado 6 Abril 2022], e214130. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698214130>. Epub 22 Out 2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698214130.

XXXX; XXXX.xxxx.xxxx.

UFMA. CONSUN. RESOLUÇÃO Nº 339-CONSUN, 15 de janeiro de 2021. Dispõe sobre a implantação da Política de Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão e a criação do Núcleo Avançado de Empreendedorismo (NAVE).

VERGA, E.; Soares da Silva, L. F. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3-30, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. (Biblioteca Pedagógica).

Published

2023-03-25

How to Cite

COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. The entrepreneurial UFMA: subordination of the university to the new standard of flexible accumulation?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14105, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14105. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.