Paradigms of teacher training in licentiate courses in chemistry in the state of Mato Grosso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029

Keywords:

Chemistry graduation, Course Pedagogical Project, Supervised internship

Abstract

This article seeks to understand how the mandatory Supervised Internship is expressed in the Pedagogical Projects of Degree Courses in Chemistry at Public Higher Education Institutions in the state of Mato Grosso? As a result, it appears that the Supervised Internship proposals in the analyzed projects are presented in different ways, but that they converge on the need for better training in the context of pedagogical action, and the training paradigm present in the Pedagogical Projects of the analyzed Courses is based on the practical rationality.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2022. Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC/UFMT) no ano de 2016. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 2009; e Licenciado em Química no ano de 2004. Atualmente é Professor Adjunto IV da UFMT, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/REAMEC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ) da UFMT. Avaliador de Cursos Superiores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atuou como: 1) coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMT (2021-2023); 2) coordenador do PIBID Química, Campus Cuiabá, UFMT (2020 - 2022); e 3) coordenador de ensino de graduação do curso de Licenciatura em Química (2012-2014). Foi representante docente no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Área das Ciências Humanas e Sociais da UFMT (outubro/2019-fevereiro/2021). Integra a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Estágio Supervisionado; Prática como Componente Curricular; Políticas Educacionais; Pesquisa Narrativa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino de Química e Ensino de Ciências.

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o Programa Residência Pedagógica/Química (edição 2022), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora associada da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Atuou como Coordenadora Pedagógica da área de Ciências da Natureza na avaliação do PNLD/2021. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química.

References

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nº 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e nº 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Parecer CNE/CES nº 15, de 13 de dezembro de 2005. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP nº 28, de 2 de outubro de 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13272-parecer-cp-2001. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D. Acesso em 22 de janeiro de 2020.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CHASSOT, Á. I. Para que(m) é útil o ensino? .2. ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.

COSTA, F.T. Políticas Curriculares para Formação de Professores de Química: A Prática como um Componente Curricular em Questão. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2012.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: Formação Docente e Transformação Social. Perspectivas em Diálogo – Revista de Educação e Sociedade. n.01, v. 01, p. 34-42, 2014.

ECHEVERRÍA, A. R; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação Superior em Química no Brasil: Práticas e Fundamentos Curriculares. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

FERREIRA, M. A. V. Uma leitura comparativa entre as resoluções n. 2/2015 e n. 2/2019. In: VEIGA, I. P. A; SANTOS, J. S. (Org.). Formação de Professores para a Educação Básica. Petrópolis-RJ: Vozes, p. 72-93, 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Ciências da Natureza com Habilitação em Química. Confresa: IFMT, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Cuiabá: IFMT, 2016.

MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

MARQUES, Mario Osorio. Formação do Profissional da Educação. 4.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

MESQUITA, N. A. S. Projeto de Pesquisa: Modelos formativos em cursos de Licenciatura em Química da Região Centro-Oeste: racionalidades instituídas entre o texto e o contexto. Goiânia: UFG/IQ, 2020.

MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: A Compreensão Possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Revista Ciência & Educação. n. 02, v. 09, p. 191-211, 2003.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, V. 3, N. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, p. 15-38, 2012a.

PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de Professores: unidade entre teoria e prática. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2012b.

YIN, R.K. Estudo de caso – planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

SHÖN, D. A. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-92, 1992.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Química. Cuiabá: UFMT/ICET, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Araguaia: UFMT/ICET, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química. Sinop: UFMT, 2019.

ZUCCO, C. Diretrizes Curriculares para os cursos de Química. Revista Química Nova, n. 22, p. 454-461, 1999.

Published

2024-06-26

How to Cite

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Paradigms of teacher training in licentiate courses in chemistry in the state of Mato Grosso. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16029, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16029. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.