ALFABETIZAÇÃO E DITATURA MILITAR: RELAÇÃO ENTRE A CARTILHA E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • Cristiane Lumertz Klein Domingues FAPA
  • Sintia Faé Ebert

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p103

Keywords:

Alfabetização. Cartilha/Manual. Ditadura Militar.

Abstract

Apresenta-se nesse artigo uma abordagem sobre as cartilhas usadas na época da Ditadura Militar, no processo de alfabetização, em especial o manual do professor, de Branca Alves de Lima (1948), destacando o método sintético e analítico. O trabalho de estudo descreve sobre a relação que existe entre a proposta contida nas cartilhas de alfabetização com o período da Ditadura Militar, tentando entender, através de uma pesquisa qualitativa, se o método sintético e analítico está ligado a postura política dessa época. Para isso foram entrevistados dois indivíduos alfabetizados nesse período, que responderam a um questionário que abordou as seguintes temáticas: métodos de alfabetização, recursos utilizados e concepção de escola e ensino. Os resultados obtidos sugerem que o uso do método aplicado nas cartilhas possui relação com o momento histórico em que ele foi fortemente utilizado nas escolas do país para alfabetizar os alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Lumertz Klein Domingues, FAPA

Possui Doutorado (2011) e Mestrado (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia (1993) e Especialização em Leirura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde leciona, nos níveis de graduação e pós graduação, as disciplinas de Teoria e Prática Metodológica de Leitura e Escrita I e II, Prática Educativa nos Anos Iniciais e Construção da Linguagem Escrita. Alfabetizadora por 15 anos, experiência no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Desenvolve estudos nas áreas da alfabetização, linguagem, literatura infantil  e formação docente.

Email: cristianedomingues@fapa.com.br

Sintia Faé Ebert

Professora do curso de Pedagogia da PUCRS.

Published

2015-12-22

How to Cite

DOMINGUES, Cristiane Lumertz Klein; EBERT, Sintia Faé. ALFABETIZAÇÃO E DITATURA MILITAR: RELAÇÃO ENTRE A CARTILHA E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 103, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p103. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1758. Acesso em: 13 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.