Permanences or Continuities? The meanings of Pedagogy in Educational Public Policies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18172

Keywords:

Pedagogy Course, Pedagogy, Educational Public Policies

Abstract

The article aims to analyze the educational public policies that guide the Pedagogy course in Brazil between 1939 and 2024, seeking to identify the meanings of “Pedagogy” in these policies. The study is divided into four legal frameworks, which correspond to different periods of the historicity of the course. The article concludes that, despite 85 years of existence of the course, there are still gaps in relation to the clear conception of Pedagogy and its function in the training of educators. The meaning of Pedagogy remains largely linked to the structure of the course, without an explicit definition of what “Pedagogy” itself is.

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Author Biographies

Graziella de Camargo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSM (2024), Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Licenciada em Pedagogia (2024), pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Membro do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas liderado pela Profa. Dra. Liliana Soares Ferreira; Membro da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia - RePPed; Desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Pedagogia, Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico.

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Licenciada em Pedagogia (2018), pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Gestão Educacional (2020), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (CEGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Kairós - Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre: valorização do trabalho dos(as) professores(as), trabalho pedagógico, Pedagogia e Análise dos Movimentos de Sentidos.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e da REPPed Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS https://orcid.org/0000-0002-9717-1476

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Published

2025-01-23

How to Cite

DE CAMARGO DA COSTA, Graziella; DA SILVA BRAIDO, Luiza; SOARES FERREIRA, Liliana. Permanences or Continuities? The meanings of Pedagogy in Educational Public Policies. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18172, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18172. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18172. Acesso em: 24 jan. 2025.

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