¿Permanencias o Continuidades? Los sentidos de la Pedagogía en las Políticas Públicas Educativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18172

Palabras clave:

Curso de Pedagogía, Pedagogía, Políticas Públicas Educativas

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar las políticas públicas educativas que orientan el curso de Pedagogía en Brasil entre 1939 y 2024, buscando identificar los significados de “Pedagogía” en estas políticas. El estudio se divide en cuatro marcos legales, que corresponden a diferentes períodos de la historicidad del curso. El artículo concluye que, a pesar de los 85 años de existencia del curso, todavía hay lagunas en relación con la concepción clara de la Pedagogía y su función en la formación de educadores. El sentido de Pedagogía permanece en gran medida vinculado a la estructura del curso, sin una definición explícita de lo que es la “Pedagogía” en sí misma.

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Biografía del autor/a

Graziella de Camargo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSM (2024), Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Licenciada em Pedagogia (2024), pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Membro do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas liderado pela Profa. Dra. Liliana Soares Ferreira; Membro da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia - RePPed; Desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Pedagogia, Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico.

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Licenciada em Pedagogia (2018), pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Gestão Educacional (2020), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (CEGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Kairós - Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre: valorização do trabalho dos(as) professores(as), trabalho pedagógico, Pedagogia e Análise dos Movimentos de Sentidos.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e da REPPed Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS https://orcid.org/0000-0002-9717-1476

Citas

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Publicado

2025-01-23

Cómo citar

DE CAMARGO DA COSTA, Graziella; DA SILVA BRAIDO, Luiza; SOARES FERREIRA, Liliana. ¿Permanencias o Continuidades? Los sentidos de la Pedagogía en las Políticas Públicas Educativas. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18172, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18172. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18172. Acesso em: 24 ene. 2025.

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