AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): revendo mitos, ritos, realidades
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p29Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Avaliação da Aprendizagem, Práticas Avaliativas.Abstract
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de avaliação e práticas avaliativas utilizadas no cotidiano escolar na modalidade EJA, na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Utiliza como procedimentos metodológicos para produção de dados o questionário, a entrevista e o grupo focal. A organização e a interpretação dos dados apoiam-se em Bardin (2011), Oliveira (2007) e nos princípios da Análise do Discurso. Os resultados alcançados revelam a existência de um referencial teórico amplo, refletindo avaliação e avaliação da aprendizagem, numa perspectiva emancipatória e democrática. No entanto, persistem os equívocos conceituais que valorizam o medir, o testar, desconsiderando a aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Avaliação da Aprendizagem. Práticas Avaliativas.
ABSTRACT
This study aims to analyze the concepts of evaluation and assessment practices used in everyday school life in EJA modality in view of the assessment of learning . Used as instruments for production data the questionnaire , the interview and the focus group. The organization and interpretation of data are supported by Bardin (2011 ) , Oliveira (2007) and the principles of discourse analysis . The results obtained reveal the existence of a broad theoretical framework , reflecting evaluation and assessment of learning , an emancipatory and democratic perspective . However , there are still conceptual misconceptions that value the measure , the test , disregarding student learning .
Keywords: Youth and Adult Education . Learning assessment. Assessment practices .
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).