BIBLIOTECA ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE COIBIÇÃO DO BULLYING
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p98Keywords:
Biblioteca escolar. Bullying. Prevenção. Bibliotecário escolar. Mediação da leitura.Abstract
O bullying tem como marca o desrespeito e a intolerância impregnados nas relações humanas dentro do contexto social. E suas consequências para com as vítimas, os agressores e as testemunhas são irreversíveis pelo trauma causado, como também ocorre um prejuízo na aprendizagem dos alunos afetados por essa problemática. Assim, o presente ensaio pretende discutir a contribuição do profissional da biblioteca enquanto mediador no processo de coibir o bullying no contexto escolar, essa discussão foi realizada na Escola Municipal Luiza de França em União dos Palmares/AL, com a anuência registrada formalmente da direção da escola e a respectiva professora do Fundamental I. A professora orientou os alunos a responderem a um questionário sobre a percepção desses alunos sobre bullying, causas e atitude da escola na coibição dessa pratica, e também sobre a atuação do profissional da biblioteca em auxiliar a minimizar esse comportamento na escola . Os resultados apontaram que mesmo a escola não mantendo em seu quadro um profissional bibliotecário o espaço da biblioteca e em consonância com a literatura estudada, o profissional da biblioteca pode contribuir como mediador na coibição do bullying na escola, essa contribuição é possível mediante a parceria entre o profissional da biblioteca e os professores da escola junto com os pais dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).