DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES

Authors

  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p278

Keywords:

Competência profissional docente. Representações sociais. Professores de matemática.

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar as representações sociais de professores brasileiros e franceses de sua competência profissional docente. O quadro teórico-metodológico da pesquisa está baseado na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976).  O estudo foi organizado em três etapas: aplicação de teste de associação livre de palavras sobre competência para ensinar; hierarquização de itens; teste de verificação do núcleo central e entrevistas. Para tanto, contamos com a colaboração de 146 professores de matemática brasileiros e 136 professores franceses. Dentre os resultados, destacamos a competência profissional docente a partir de representações centradas em diferentes dimensões: cognitiva, afetivo-motivacional, ético-política e social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação. Área Métodos e Técnicas. Doutora em Educação pela UFPE. Doutora em Sciences de l'Education pela Université Claude Bernard - Lyon 1.

Licia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco do Centro de Educação.  Doutora em Sciences de L'Education - Université de Paris V (Sorbonne). Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática e Tecnológica.

Published

2018-04-29

How to Cite

ESPINDOLA, Elisângela Bastos de Melo; MAIA, Licia de Souza Leão. DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 278, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p278. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3036. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.