A influência da história de vida de professoras negras na sua prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p524-542Keywords:
Educação das Relações Étnico-raciais. Prática Pedagógica. História de Vida. Professoras Negras. Lei nº 10.639/2003.Abstract
O artigo apresenta resultados da pesquisa que objetivou compreender como a história de vida de professoras negras influenciam na sua prática pedagógica para a implementação da Lei nº 10.639/2003. A partir desta indagação buscou-se: conhecer a história de vida das professoras negras, identificar como o fato de ser negra tem influência na discussão das questões raciais em sala de aula, e verificar se utilizam a Lei nº 10.639/2003 na construção do conteúdo. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou como instrumento de coleta de dados a técnica da história de vida e, para análise dos dados, a análise de conteúdo. Constatou-se que a história de vida contribui para a afirmação identitária, influenciando diretamente a mudança de postura no cotidiano do professor, inclusive, na sua prática Pedagógica.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal – Lisboa: Edições, 70. Lisboa: 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer 03/2004. Brasília, 2004
CALIXTO, Iracema. Entrevista concedida a pesquisa: A influência da história de vida de professoras negras na sua prática pedagógica. UFPE, Recife, 2016.
DIAS, Joana. Entrevista concedida a pesquisa: A influência da história de vida de professoras negras na sua prática pedagógica. UFPE, Recife, 2016.
D’ADESKY, Jacques. Racismos e anti-racismos no Brasil. Pluralismo étnico e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.
DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais; tradução Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. História de vida: uma abordagem emancipatória aliando pesquisa e formação de professor reflexivo. Disponível em:<http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=314:historia-de-vida-uma-abordagem-emancipatoria-aliando-pesquisa-e-formacao-de-professor-reflexivo&catid=4:educacao&Itemid=15. > Acesso em: 18 de outubro de 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GIL, Antônio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Cortez, 2009.
GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Belo Horizonte, POSLIT/CEL, Faculdade de Letras da UFMG, v.06, n.09, dez/2002, p. 38-47.
_______. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. p. 39-62
_______. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. In: ANPAE, 2010. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/94.pdf>.Acesso em: 20 de maio de 2017.
LIMA, Etiene. Entrevista concedida a pesquisa: A influência da história de vida de professoras negras na sua prática pedagógica. UFPE, Recife, 2016.
LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1990.
REIS, Maria da Conceição. Prática Pedagógica e Cultura Popular: uma relação possível. Recife: PROEXT-UFPE & Ed. Universitária da UFPE, 2014.
RICHARDSON, Roberto Jarrir. Pesquisa Social: Métodos e técnicas. SP: Atlas, 1999.
RODRIGUES, Mazarelo. Entrevista concedida a pesquisa: A influência da história de vida de professoras negras na sua prática pedagógica. UFPE, Recife, 2016.
SILVA, Claudilene Maria. Professoras Negras: identidade e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
SILVA, Luciene. Entrevista concedida a pesquisa: A influência da história de vida de professoras negras na sua prática pedagógica. UFPE, Recife, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).