Sexualidade e preconceito na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: indicativos a partir da pedagogia histórico-crítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p365-380

Keywords:

Sexualidade, Preconceito, Formação de professores, Ciências Biológicas, Pedagogia histórico-crítica

Abstract

Compreendendo a sexualidade como uma construção sócio histórica, e a escola como um espaço de reprodução de significados sociais e produção de sentidos pessoais acerca da mesma, este texto tem como objetivo refletir sobre as significações atribuídas a sexualidade e preconceito por licenciandos em Ciências Biológicas. São mobilizados dados de duas investigações que identificaram e analisaram essas significações. Defende-se as discussões sobre preconceito e discriminação, e a superação da visão reducionista da sexualidade como conteúdos clássicos necessários à educação escolar atual, sendo importante a formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas para o tratamento dessa temática, fortalecendo a presença dos conhecimentos científicos sobre sexualidade na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dianne Cassiano de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (FEUSP)

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Botucatu - UNESP

References

ABRAMOVAY, Miriam. (Coord.) Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-americana - RITLA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, 2009.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de Significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, vol. 26 (2), p. 222-245, 2006.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 265-272, 2014.

BONFIM, Cláudia Ramos de Souza. Educação sexual e formação de professores de Ciências Biológicas: contradições, limites e possibilidades. 267f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997b.

BORGES, Z. N.; MEYER, D. E. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n° 58, p. 59-76, 2008.

CHAUÍ, Marilena. Repressão Sexual: essa nossa (des)conhecida. 12. ed. São Paulo: Editora Brasiliense S. A., 1991.

COELHO, Leandro Jorge. Diversidade sexual e licenciandos em Ciências Biológicas: que professor formamos? 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Biociências, Botucatu, 2011.

COELHO, Leandro Jorge. Diversidade sexual e Ensino de Ciências: buscando sentidos. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru – SP, 2014.

COSTA, Jurandir Freire. Ordem médica e norma familiar. 4ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Fundamentos teóricos da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 23-42.

DINIS, Nilson Fernandes. Educação, relações de gênero e diversidade sexual. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 103, p. 477-492, 2008.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3ª ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2013.

GATTI, Bernadete Angelina. A representação social do adolescente e da adolescência (Prefácio). In: FERREIRA SALLES, Leila Maria. Adolescência, escola e cotidiano; contradições entre o genérico e o particular. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Currículo heteronormativo e cotidiano escolar homofóbico. Espaço do currículo, v.2, n.2, p.208-230, set./2009 a mar./2010.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.) Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009, p. 13-51.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Rubens Eduardo Frias. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MALANCHEN, Julia. Pedagogia histórico-crítica e saber objetivo versus multiculturalismo e o relativismo no debate curricular atual. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 58-67, 2015.

MARIUZZO, Terezinha. Formação de professores em orientação sexual: a sexualidade que está sendo ensinada nas nossas escolas. 227f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru - SP, 2003.

MARTINS, Ligia Márcia. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. (Org.) Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas - SP: Autores Associados, 2011. p. 43-58.

MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

NOGUEIRA, Daniela Macias. Gênero e sexualidade na educação. In: Simpósio sobre Estudos de Gênero e Políticas Públicas, 1. Anais [...] Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p. 13-21, 2010.

PAZ, Cláudia Denis Alves da. Gênero e sexualidade: Como trabalhar na escola? In: Fazendo gênero, 10. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

REIDEL, Marina. Educação para a diversidade Desafios e possibilidades para trabalhar a diversidade sexual na escola. In: Educação e diversidade sexual, Ano XXI Boletim 04, Salto para o Futuro, TV Escola, 2011.

REIS, G. V.; RIBEIRO, P. R. M. A institucionalização do conhecimento sexual no Brasil. In: RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. (Org.) Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte & Ciência, 2004. p. 27-72.

RIBEIRO, Paula Rennes Marçal. Os momentos históricos da Educação Sexual no Brasil. In: RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. (Org.) Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte & Ciência, 2004. p. 15-26.

RIZZATO, Liane Kelen. Professores, professoras e as questões de gênero, sexualidade e homofobia na escola: articulações com formação docente continuada. In: Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, Márcio Magalhães da. Pedagogia histórico-crítica e sexualidade na educação escolar: considerações a partir da análise do tema “Orientação sexual” nos parâmetros curriculares nacionais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, p. 78-88, 2015.

SILVA, Márcio Magalhães da. A sexualidade como tema pedagógico: análise das propostas do MEC e da UNESCO para a inserção do tema nas escolas. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara - SP, 2013.

SOUSA FILHO, A. Teorias sobre a gênese da homossexualidade: ideologia, preconceito e fraude. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz. (Org.) Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 95-124.

SOUZA, Dianne Cassiano de. A construção histórico social de gênero: significados sociais e sentidos para professoras de Ciências. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru – SP, 2018.

SOUZA, Dianne Cassiano de. Significados e sentidos de licenciandos em Ciências Biológicas atribuídos a conceitos de gênero e sexualidade. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). 24f. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Biociências. Botucatu - SP, 2015.

SOUZA, L. L.; MENDONÇA, J. J.; DUARTE, J. F.; MEDEIROS, P. A. Práticas educativas de professores em relação à homofobia na escola: contribuições para a discussão. In: ROCHA, S. A. (Org.) Formação de professores: licenciaturas em discussão. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

TONIETTE, Marcelo Augusto. Um breve olhar histórico sobre a homossexualidade. Revista Brasileira de Sexualidade Humana. São Paulo: Iglu. vol. 17, n.1, p. 42-52, 2006.

TORRES, Marco Antonio. Orientação sexual e identidade de gênero. Enfrentamentos possíveis à homofobia: orientação sexual e identidade de gênero no contexto da educação. In: Educação e diversidade sexual, Ano XXI Boletim 04, Salto para o Futuro, TV Escola, 2011.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Published

2020-04-06

How to Cite

CASSIANO DE SOUZA, Dianne; COELHO, Leandro Jorge; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. Sexualidade e preconceito na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: indicativos a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 365–380, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p365-380. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7322. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

Similar Articles

<< < 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.