Aproximações a uma concepção histórico-crítica de objetivo do ensino de Ciências Naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p323-341

Palavras-chave:

Ciências naturais. Ensino de ciências naturais. Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

Este texto apresenta e discute aproximações teóricas a uma concepção de objetivo do ensino de ciências naturais, baseando-se na construção coletiva da pedagogia histórico-crítica. Após uma breve explanação de suas concepções teóricas, o artigo analisa a relação entre o desenvolvimento histórico das ciências naturais e o desenvolvimento do gênero humano e, em seguida, ancorado nessa análise, aborda o processo de homogeneização dos indivíduos com a esfera da ciência, definido como uma relação direta, intencional e ativa entre o indivíduo e esta esfera, que supere o seu ponto de vista particular e generalize a sua essência humana. Apontamos, dessa forma, que o ensino de ciências naturais tenha por objetivo a humanização dos indivíduos por meio da apropriação do conhecimento científico.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

PEREIRA, Lucas Monteiro; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. Aproximações a uma concepção histórico-crítica de objetivo do ensino de Ciências Naturais. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 323–341, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p323-341. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7312. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

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