Avaliação de processos de gestão em um Instituto Federal: uma análise a partir do desenvolvimento do estágio – (des)conexão entre ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp572-590Keywords:
Gestão por processos. Avaliação institucional. Cultura organizacional.Abstract
O artigo aborda a complexidade em gerir uma instituição de ensino sob a perspectiva hierarquizada. Tem por base em um estudo de caso realizado em um Instituto Federal, onde a recolha dos dados concretizou-se por meio da avaliação do modelo de gestão a partir da aplicação de questionário semi-estruturados com servidores envolvidos em atividades administrativas; mapeamento de processos da área de ensino e extensão; observações sobre as atividades desenvolvidas nos setores. Os dados recolhidos foram tratados e analisados através do software SPSS e software livre Bizagi. Recorreu-se ainda à análise documental. O estudo apontou que desconsiderar uma gestão com base em processos aumentam as possibilidades de (des)conexões entre ensino e extensão, comprometendo a razão de existir desta instituiçãoDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).