O trabalho docente no discurso midiático: sentidos que retornam
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p365-382Keywords:
trabalho docente, mídia, discurso e memória.Abstract
Este trabalho integra o grupo de estudos do discurso e ontologia – GEDON da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas e tem por objetivo analisar discursos materializados na mídia escrita, acerca do trabalho docente. A partir do entendimento de que o discurso é práxis humana que só pode ser compreendida a partir do entendimento das contradições sociais que possibilitam sua objetivação, buscamos desvelar as condições de produção que possibilitaram o surgimento do discurso acerca do trabalho docente, a memória que retorna produzindo efeitos de sentido que contribuem para a reprodução da visão de trabalho docente como sacerdócio, culpabilizando o professor pelo fraco desempenho das escolas públicas nos exames nacionais. Para tanto, utilizaremos os pressupostos teórico metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, acrescendo uma interlocução com Volóchinov e Lukács. A partir desses pressupostos, analisaremos as determinações ideológicas produtoras de sentido. Essa perspectiva teórica possibilita o desvelamento das contradições e embates ideológicos que determinam os efeitos de sentido que sustentam as materialidades discursivas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).