O trabalho docente no discurso midiático: sentidos que retornam

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p365-382

Mots-clés :

trabalho docente, mídia, discurso e memória.

Résumé

Este trabalho integra o grupo de estudos do discurso e ontologia – GEDON da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas e tem por objetivo analisar discursos materializados na mídia escrita, acerca do trabalho docente. A partir do entendimento de que o discurso é práxis humana que só pode ser compreendida a partir do entendimento das contradições sociais que possibilitam sua objetivação, buscamos desvelar as condições de produção que possibilitaram o surgimento do discurso acerca do trabalho docente, a memória que retorna produzindo efeitos de sentido que contribuem para a reprodução da visão de trabalho docente como sacerdócio, culpabilizando o professor pelo fraco desempenho das escolas públicas nos exames nacionais. Para tanto, utilizaremos os pressupostos teórico metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, acrescendo uma interlocução com Volóchinov e Lukács. A partir desses pressupostos, analisaremos as determinações ideológicas produtoras de sentido. Essa perspectiva teórica possibilita o desvelamento das contradições e embates ideológicos que determinam os efeitos de sentido que sustentam as materialidades discursivas.

 

            

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora associada II da Universidade Federal de Alagoas. Possui Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Líder do grupo de pesquisa Políticas públicas:história e discurso - GEPHED - PPGE- CEDU e pesquisadora do grupo de Estudos do discurso e ontologia marxiana GEDOM - PPGLL - FALE

José Edson Ferreira Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, pesquisador do grupo de estudos do discurso e ontologia marxiana - GEDOM. Professor Colaborador do Instituto Federal de Alagoas.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-18

Comment citer

CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar Oliveira; LIMA, José Edson Ferreira. O trabalho docente no discurso midiático: sentidos que retornam. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 365–382, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p365-382. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9868. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.