Crianças em avaliação e (re)organização de escola
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347Palabras clave:
Participação infantil, Avaliação da escola, Base Nacional Comum Curricular para a educação infantilResumen
Em pesquisa com crianças buscou-se conhecer o ponto de vista de meninos e meninas sobre a sua escola. Trata-se de compartilhar experiência prática onde por meio de fotografias, desenhos e narrativas as informações são organizadas, as percepções sobre as relações educativas delineadas e duas delas mobilizam processo reflexivo. As informações são compartilhadas pelas crianças em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular e com autores, buscando sugestões de como avaliar e (re)organizar as escolas para a primeira infância. Resultados apontam ser proveitoso potencializar iniciativas das crianças com propósito de auxílio ao processo avaliativo e organizacional da escola.
Descargas
Citas
BARBOSA, Maria Carmen Silveira.Tempo e Cotidiano – tempos para viver a infância. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.31, n.61, p.213-222, nov. 2013.Disponível em:
<https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/185/122>. Acesso em: 11 mai. 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto. Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROS. Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância. A escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: 2. edição. 2018.
BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e Qualidade em educação da infância: percurso de compartilhamento reflexivo em contextos educativos; tradução de Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Ed. UFPR, 2013.
BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: a filosofia do conhecimento. Curitiba: Editora IBPEX, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: 11 set. 2018.
BRASÍLIA. Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. -- Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil -MEC/SEB/COEDI, 2015, 104p.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; FOCHI, Paulo Sergio. O muro serve para separar os grandes dos pequenos : narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil. Textura, v. 18 n.36, jan./abr.2016.
FAVORETO, Elizabeth Dantas de Amorin; EAS, Romilda Teodora. Pesquisas com crianças: contribuições para se repensar a prática pedagógica na educação infantil e os cursos de formação de professores. In ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marinelma Camargo. Pesquisa com crianças e a formação de professores. (org.) Curitiba: PUCRess, 2015.
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios.Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 66 jul.-set. 2016.
FILHO, Altino José Martins; PRADO, Patrícia Dias. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
GARANHANI, Marinelma Camargo; MARTINS, Rita de Cássia; ALESSI, Viviane Maria. Instrumentos e procedimentos metodológicos para pesquisas com crianças: desafios e proposições. In. ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marinelma Camargo. Pesquisa com crianças e a formação de professores. (org.) Curitiba: PUCRess, 2015.
GOBBI, Márcia. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. Ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.
GOBBI, Márcia. Num click: meninos e meninas nas fotografias. In: Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Autores associados, 2011.
GUIMARÃES, Daniela. Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na educação infantil. In Educação infantil: construção de sentidos e formação. Dados eletrônicos. – [Curitiba]: NEPIE/UFPR, 2018.
MAFRA, Aline Helena. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas.Revista Zero-a-seis. Revista Eletrônica editada pelo Núcleo de Estudos de Educação na Pequena Infância. v. 17, n. 31 p. 107-119 | Florianópolis | jan-jun 2015.
RADECK, Neusa Aparecida; BOTH, Ivo José, UNINTER. Percepções de crianças sobre o seu cotidiano escolar. In: Anais XIV ENFOC. Curitiba (PR) UNINTER, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/uninterenfoc2018/133212-percepcoes-de-criancas-sobre-o-seu-cotidiano-escolar. Acesso em: 08/03/2019 22:50
RODRIGUES, Silvia Adriana; BORGES, Tammi Flavie Peres; SILVA Anamaria Santana da. “Com olhos de criança”: a Metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p. 270-290, maio/ago. 2014.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, jan./jul. 2005. Disponível em:
http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html Acesso em 20 de out. de 2018.
Natália Fernandes; SARMENTO, Manuel Jacinto; TOMÁS, Catarina. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1678/1593> Acesso em: 11/05/2019.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e educação no Brasil: um estudo em construção. In FARIA, Ana Lucia Goulart; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias, (org.)- Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. Ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.
TIRIBA, Léa. Criança e Natureza. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, Nov. 2010.
TIRIBA, Léa. Educação infantil como direito e alegria. Laplage em Revista (Sorocaba), v.3, n.1, jan.-abr. 2017, p.72-86 ISSN:2446
WUNSCH, Luana Priscila. O que fiz bem, o que fiz mal: desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).