Crianças em avaliação e (re)organização de escola
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347Mots-clés :
Participação infantil, Avaliação da escola, Base Nacional Comum Curricular para a educação infantilRésumé
Em pesquisa com crianças buscou-se conhecer o ponto de vista de meninos e meninas sobre a sua escola. Trata-se de compartilhar experiência prática onde por meio de fotografias, desenhos e narrativas as informações são organizadas, as percepções sobre as relações educativas delineadas e duas delas mobilizam processo reflexivo. As informações são compartilhadas pelas crianças em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular e com autores, buscando sugestões de como avaliar e (re)organizar as escolas para a primeira infância. Resultados apontam ser proveitoso potencializar iniciativas das crianças com propósito de auxílio ao processo avaliativo e organizacional da escola.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Maria Carmen Silveira.Tempo e Cotidiano – tempos para viver a infância. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.31, n.61, p.213-222, nov. 2013.Disponível em:
<https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/185/122>. Acesso em: 11 mai. 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto. Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROS. Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância. A escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: 2. edição. 2018.
BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e Qualidade em educação da infância: percurso de compartilhamento reflexivo em contextos educativos; tradução de Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Ed. UFPR, 2013.
BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: a filosofia do conhecimento. Curitiba: Editora IBPEX, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: 11 set. 2018.
BRASÍLIA. Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. -- Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil -MEC/SEB/COEDI, 2015, 104p.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; FOCHI, Paulo Sergio. O muro serve para separar os grandes dos pequenos : narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil. Textura, v. 18 n.36, jan./abr.2016.
FAVORETO, Elizabeth Dantas de Amorin; EAS, Romilda Teodora. Pesquisas com crianças: contribuições para se repensar a prática pedagógica na educação infantil e os cursos de formação de professores. In ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marinelma Camargo. Pesquisa com crianças e a formação de professores. (org.) Curitiba: PUCRess, 2015.
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios.Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 66 jul.-set. 2016.
FILHO, Altino José Martins; PRADO, Patrícia Dias. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
GARANHANI, Marinelma Camargo; MARTINS, Rita de Cássia; ALESSI, Viviane Maria. Instrumentos e procedimentos metodológicos para pesquisas com crianças: desafios e proposições. In. ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marinelma Camargo. Pesquisa com crianças e a formação de professores. (org.) Curitiba: PUCRess, 2015.
GOBBI, Márcia. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. Ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.
GOBBI, Márcia. Num click: meninos e meninas nas fotografias. In: Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Autores associados, 2011.
GUIMARÃES, Daniela. Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na educação infantil. In Educação infantil: construção de sentidos e formação. Dados eletrônicos. – [Curitiba]: NEPIE/UFPR, 2018.
MAFRA, Aline Helena. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas.Revista Zero-a-seis. Revista Eletrônica editada pelo Núcleo de Estudos de Educação na Pequena Infância. v. 17, n. 31 p. 107-119 | Florianópolis | jan-jun 2015.
RADECK, Neusa Aparecida; BOTH, Ivo José, UNINTER. Percepções de crianças sobre o seu cotidiano escolar. In: Anais XIV ENFOC. Curitiba (PR) UNINTER, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/uninterenfoc2018/133212-percepcoes-de-criancas-sobre-o-seu-cotidiano-escolar. Acesso em: 08/03/2019 22:50
RODRIGUES, Silvia Adriana; BORGES, Tammi Flavie Peres; SILVA Anamaria Santana da. “Com olhos de criança”: a Metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p. 270-290, maio/ago. 2014.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, jan./jul. 2005. Disponível em:
http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html Acesso em 20 de out. de 2018.
Natália Fernandes; SARMENTO, Manuel Jacinto; TOMÁS, Catarina. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1678/1593> Acesso em: 11/05/2019.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e educação no Brasil: um estudo em construção. In FARIA, Ana Lucia Goulart; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias, (org.)- Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. Ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.
TIRIBA, Léa. Criança e Natureza. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, Nov. 2010.
TIRIBA, Léa. Educação infantil como direito e alegria. Laplage em Revista (Sorocaba), v.3, n.1, jan.-abr. 2017, p.72-86 ISSN:2446
WUNSCH, Luana Priscila. O que fiz bem, o que fiz mal: desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).