Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1181-1201

Palabras clave:

Educação Superior, Campo Científico, Webinars, Pandemia, COVID-19

Resumen

Levando-se em consideração a teoria do campo científico de Bourdieu, esse artigo tem como objetivo compreender as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como uma estratégia para a socialização do conhecimento diante da mudança imposta pela pandemia da COVID-19. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, sobre a experiência da Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior (RIES) ao promover um ciclo de webinars durante a pandemia da COVID-19. Preliminarmente, é possível afirmar que as autoridades científicas foram impelidas a utilizar as mídias na realidade pandêmica e que esse movimento consagra novas formas de comunicação. Como resultados, essa pesquisa desvelou que os webinars são relevantes e aplicáveis para o contexto acadêmico e profissional dos participantes, contribuem para a socialização do conhecimento científico e que, enquanto bibliotecas virtuais disponibilizadas na internet (webinars) constituem-se em bases de dados do “futuro” contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Egeslaine de Nez, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA (CUA)

Pós-Doutora e Bolsista PNPD da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). 

Líder do Grupo de Pesquisa sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT)

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

MOROSINI, Marilia Costa; NEZ, Egeslaine de; WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle. Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1181–1201, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1181-1201. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11986. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Artículos similares

<< < 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.