Contribuições de Freire e Gramsci para pensar a EJA na Pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp175-199

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Paulo Freire, Antonio Gramsci

Resumen

O artigo compartilha reflexões de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Goiás, no contexto da Pandemia de COVID-19, amparando-se nos pressupostos de Antonio Gramsci e Paulo Freire sobre o sujeito que aprende e o papel da educação. A partir das vozes dos educandos e educandas, em diálogo com as concepções gramscianas e freirianas, discute-se como se dá o acesso ao conhecimento historicamente produzido, no âmbito do Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), adotado em Goiás. Os desafios e as limitações identificadas no estudo reforçam a necessidade de garantir aos estudantes da EJA acesso ao conhecimento, numa perspectiva transformadora, conscientizadora e libertadora, coadunando com uma escola “desinteressada” e não submetida aos interesses do capital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em História, Mestre e Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Renato Ribeiro, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFG-2018); Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG-2014); Especialização em Tecnologias aplicadas ao ensino de Biologia (UFG-2011); Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG-2005)

Citas

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 22/03/2021.

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios: Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1967.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade – e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRESU, Gianni. Antonio Gramsci, o Homem Filosófico: uma biografia intelectual. Tradução Rita Matos Coitinho. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

GOIÁS. Conselho Estadual de Educação. Resolução 02/2020, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema

Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação

do COVID-19. Goiânia: CEE/CP, 2020a. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-022020-sobre-o-regime-especial-de-aulas-nao-presenciais/ Acesso: 26/03/2021.

GOIÁS. Conselho Estadual de Educação. Resolução 18/2020, de 06 de novembro de 2020. Autoriza as instituições do Sistema Educativo do Estado de Goiás a adotarem o regime especial de aulas não presenciais e dá outras providências. Goiânia: CEE/CP, 2020b. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-ceecp-n-18-de-2020-autoriza-reanp-para-o-ano-letivo-de-2021-durante-medidas-de-isolamento-social/

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 1. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; Co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 2. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; Coedição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Escritos Políticos. Volume 1. Organização e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2004.

VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v.1, n.1, p.29-44, 2013.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

MACHADO, Maria Margarida; RIBEIRO, Renato. Contribuições de Freire e Gramsci para pensar a EJA na Pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 175–199, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp175-199. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12054. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

Artículos similares

<< < 85 86 87 88 89 90 91 92 93 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.