Um olhar sobre as mudanças curriculares e pedagógicas

a perspetiva dos líderes das escolas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp446-470

Palabras clave:

ensino-aprendizagem-avaliação, líderes pedagógicos, formação, Mudança

Resumen

Desde 2017/2018 que o sistema educativo português tem vivenciado a sua terceira reforma curricular. É neste contexto que se convidam os líderes pedagógicos a refletir, em contexto de formação, sobre os desafios à mudança e à inovação. Assente nos pressupostos das teorias da aprendizagem e avaliação desenvolvemos a reflexão sobre a necessidade das práticas pedagógicas serem mais coerentes com os desafios sociais. O desenho de investigação assenta numa abordagem qualitativa, na perspectiva do paradigma fenomenológico interpretativo, com recurso à análise de conteúdo. Como conclusões destacamos que os desafios das escolas estão associados à motivação e ao trabalho cooperativo, sendo que os/as diretores/as referem a importância de envolver as lideranças intermédias na redefinição da estratégia e visão de escola. Assim, e apesar da resistência que caracteriza os processos de mudança, as vantagens são claras se é da construção de uma escola inclusiva e democrática que falamos: mais sucesso e mais inclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMADO, J.; COSTA, A. P.; CRUSOÉ, N. A técnica da análise de conteúdo. In: AMADO, J. (Ed.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 3ª edição ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

AMIGUINHO, A. Viver a formação, construir a mudança. Lisboa: Educa/ICE, 1992.

ANDERSON, G. Mapping academic resistance in the managerial university. Organization, 15, n. 2, p. 251-270, 2008.

AZEVEDO, E. Ensino-Aprendizagem das equações algébricas através da resolução de problemas. 2002. Dissertação de mestrado - Disponível em: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137031P7/2002/azevedo_eq_me_rcla.pdf.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5ª edição ed. Lisboa: Edições 70, 2016.

BARROSO, J. Os liceus: Organização pedagógica e administração (1836 - 1960) - Vol. I. 1995. -, Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Lisboa.

CADIMA, A.; GREGÓRIO, C.; PIRES, T. Diferenciação pedagógica no ensino básico: Alguns itinerários. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997.

CANÁRIO, R. Aprendizagem, experiência e currículo. Ensinus, 13, p. 2-4, 1998.

CARVALHO, G. F. d. S.; MACEDO, M. d. S. A. N. Avaliação oficial: o que dizem os professores sobre o impacto na prática docente. Educação e Pesquisa, 37, n. 3, p. 549-564, 2011.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Tradução MAGNE, B. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Estado da Educação 2016. Lisboa: Conselho Nacional da Educação 2016.

CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Estado da Educação 2017. Lisboa: Conselho Nacional da Educação 2017.

CORTESÃO, L. Professor: produtor e/ou tradutor de conhecimentos? trabalhando no contexto do arco-íris sociocultural da sala de aula. Educ. Real. [online], 37, n. 3, p. 719-735, 2012.

COSME, A. Ser professor: A acção docente como uma acção de interlocução qualificada. Porto: LivPsic, 2009.

COSME, A.; FERREIRA, D.; FERNANDES, J. G.; NEVES, L. Projeto de autonomia e flexibilidade curricular: Estudo avaliativo da experiência pedagógica desenvolvida em 2017/2018 ao abrigo do despacho Nº 5908 / 2017. Lisboa: Direção Geral de Educação, 2018.

COSME, A.; TRINDADE, R. Organização e gestão do trabalho pedagógico: perspetivas, questões, desafios e respostas. Porto: Mais Leituras Editora, 2013.

CRONBACH, L. How can instruction be adapted to individual differences? In: GAGNÉ, R. M. (Ed.). Learning and Individual Differences. Columbus, Ohio: Merrill, 1967.

Decreto-Lei n.º 127/2015, de 7 de julho. Ministério da Educação, pp.

Decreto-Lei nº 54/2018. Diário da República, de 6 de julho, pp. 2918 - 2928.

Decreto-Lei nº 55/2018. Diário da República, de 6 de julho, pp. 2928 - 2943.

Despacho n.º 5908/2017. Diário da República, de 5 de julho, pp. 13881 - 13890.

FERREIRA, D. A escola pública portuguesa: as crianças em acolhimento residencial e os caminhos da inclusão. Orientador: COSME, A. 2020. (Doutoramento) - Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto. (2020)

FERNANDES, D. Avaliação das Aprendizagens: Reflectir, Agir e Transformar. In: EVENTOS, I. F. C. e. (Ed.). Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. Curitiba: Futuro Eventos, 2005. p. 65-78.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. 4ª ed ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000a.

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler - em três escritos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 2000b.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53º ed ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016a.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed ed. São Paulo: Paz & Terra, 2016b.

LIMA, L. O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: intencionalidades, ações e reflexões dos docentes. Orientador: COSME, A. 2020. (Doutoramento) - Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.

LIMA, L.; COSME, A. Desafios da formação de professores num contexto de mudança paradigmática na Educação. Revista Intersaberes, 13, n. 28, p. 65 - 76, 2018.

MARTINS, G. d. O.; GOMES, C.; BROCARDO, J.; PEDROSO, J. et al. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, DGE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aprendizagens essenciais. 1º ano, Matemática. 2018.

MULHOLLAND, K. Workplace resistance in an Irish call centre: slammin’, scammin’ smokin’ an’ leavin’. Work, Employment and Society, 18, n. 4, p. 709 - 724, 2004.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: Do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, p. 11-20, 1999.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. 9728036485.

PERRENOUD, P. La Fabrication de l’Excellence Scolaire dans l’EnseignementPrimaire: du curriculum aux pratiques d’évaluation. Genebra: Droz, 1984.

PERRENOUD, P. A Pedagogia na Escola das Diferenças: Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD, P. Os Ciclos de Aprendizagem: Um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PRASAD, A.; PRASAD, P. Willing to resist? The discursive production in of local workplace opposition. Studies in Cultures, Organizations and Societies, 7, n. 1, p. 105-125, 2001.

ROLDÃO, M. D. C.,; ALMEIDA, S. Gestão curricular. Ministério da Educação. Lisboa: Direção-Geral da Educação, 2018.

SANTOS, B. d. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

STAKE, R. A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.

TOMLINSON, C. A. Diferenciação pedagógica e diversidade: Ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidades. Porto: Porto Editora, 2008. 9720345187.

TOMLINSON, C. A.; ALLAN, S. D. Liderar projectos de diferenciação pedagógica. Tradução ALVES, F. F. Lisboa: Edições ASA, 2002. 9724127435.

TRINDADE, R.; COSME, A. Educar e Aprender na Escola - Questões, desafios e respostas pedagógicas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manoel Leão, 2010.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

FERREIRA, Daniela; LIMA, Louise; COSME, Ariana. Um olhar sobre as mudanças curriculares e pedagógicas: a perspetiva dos líderes das escolas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 446–470, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp446-470. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12095. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

Artículos similares

<< < 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.